Título: Base de comando da segurança vai reunir 50 órgãos
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2005, Internacional, p. A14

Longe do Congresso, onde o presidente George W. Bush prestará o juramento e assumirá o segundo mandato, dezenas de funcionários de 50 órgãos federais, estaduais e locais trabalharão lado a lado num centro de comando de alta tecnologia para observar cuidadosamente a situação da segurança na primeira solenidade de posse presidencial depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. No centro, no norte da Virgínia, com 120 estações de trabalho com telões, os serviços de segurança farão vigilância a partir de câmeras que monitoram as ruas do centro de Washington, acompanharão os vôos de vigilância aérea e verificarão os sensores em busca de indícios de agentes mortíferos biológicos ou químicos.

"Toda a tecnologias existente foi posta em uso neste evento", disse Jim Rice, o agente supervisor do FBI para a posse de hoje.

Pela primeira vez, todos os órgãos federais que lidam com segurança, aplicação da lei e reação a crises serão alojados num único Escritório Conjunto de Campo. Outra novidade é que agentes federais estarão sob o comando de um supervisor federal que se reportará diretamente ao secretário de Segurança Interna, Tom Ridge. Esse supervisor será Tim Koerner, alto funcionário do Serviço Secreto. A idéia é melhorar a coordenação entre as várias agências, especialmente se houver um ataque terrorista ou outro grande tumulto e houver a necessidade imediata de coisas como assistência médica para vítimas, resgate de reféns, equipes da Swat ou técnicos em bomba do FBI.

As autoridades policiais dizem que colocar todos os agentes da lei debaixo de um mesmo teto evitará confusão e duplicação de funções, e permitirá determinar rapidamente se existe uma ameaça ou problema de verdade ou se é apenas um alarme falso.

"Nos primeiros 30 minutos após a ocorrência de um incidente, provavelmente cerca de 75% das informações que você recebe são erradas", disse Rice. "Ser capaz de olhar nos olhos o cara com quem você está conversando elimina muitos problemas."

O escritório de campo comandará navios e helicópteros da Guarda Costeira, unidades de cães farejadores de bombas, aeronaves de interceptação de drogas e contrabando, patrulhas de bicicleta, controle de multidões e uma série de outros componentes de segurança e aplicação da lei.

Como uma das medidas de segurança, foram instalados mísseis antiaéreos Avenger sobre veículos tipo Humvee nas proximidades do Capitólio. Segundo o jornal The Washington Times, também serão usados aviões de combate F-15 e F-16 para controlar o espaço aéreo.

Os bancos de dados de imigração, terrorismo e criminosos serão examinados cuidadosamente em busca de qualquer coincidência suspeita com pessoas que estejam chegando aos EUA ou sejam detidas em qualquer lugar do país. O tráfego de aviões comerciais será vigiado de perto.

Apesar de todos esses preparativos, autoridades americanas dizem que não têm quaisquer indicações de que a Al-Qaeda ou qualquer outro grupo pretenda atacar a posse de Bush.