Título: Lula vai pedir a multinacionais que invistam no Brasil
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/01/2005, Economia, p. B5

O presidente Lula promoverá, no final do mês, uma reunião com altos executivos das maiores empresas multinacionais do mundo para convencê-los a investir no Brasil. O evento ocorrerá na estação de esqui de Davos, na Suíça, no dia 29 de janeiro, e está sendo organizado pelo próprio governo, paralelamente ao Fórum Econômico Mundial. O objetivo do governo será o de apresentar as perspectivas econômicas do País para 2005 e reforçar a idéia de projetos como as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Para isso, além de Lula vários ministros estarão participando do encontro com os empresários. O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, já confirmou sua participação, assim como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o chanceler Celso Amorim.

Há exatamente um ano, Lula realizou em Genebra um encontro com empresários e adotou a mesma estratégia que será usada para o evento em Davos neste ano. Na ocasião, a reunião teve o auxílio do então secretário-geral da Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, o brasileiro Rubens Ricupero. O encontro conseguiu reunir um grande número de empresas européias e até mesmo chinesas.

Algumas chegaram a anunciar investimentos no País, mas nenhum executivo americano compareceu à reunião com o Brasil. Desta vez, o governo espera aproveitar do fato de tantos executivos já estarem indo para Davos para atraí-los para o encontro com Lula.

Quanto ao Fórum Econômico Mundial, o tema dos debates neste ano entre os especialistas, empresários e autoridades será a responsabilidade dos líderes em tomarem decisões difíceis.

Bill Gates, da Microsoft, e o presidente da Novartis, Daniel Vassela, são alguns dos empresários que já confirmaram suas participações no evento que ocorre entre os dias 26 e 30 de janeiro.

Já Lula, em sua segunda participação no evento desde que assumiu o governo, tomará parte do debate "A Liderança do Sul", no dia 28. No mesmo dia, o presidente janta com outras autoridades ibero-americanas com o objetivo de discutir estratégias futuras para a região.

Segundo diplomatas brasileiros, Lula participará em 2005 apenas do Fórum de Davos, e não repetirá a sua iniciativa de 2003, quando conseguiu estar tanto no evento na Suíça quanto no Fórum Social de Porto Alegre.

Outro tema que deverá fazer parte da agenda de Davos é a corrupção como um obstáculo ao sistema econômico internacional. Curiosamente, a entidade com sede em Genebra viveu uma situação complicada em 2004 ao ter de afastar seu diretor-executivo, José Maria Figueres, por não ter declarado sua renda como consultor de outras empresas enquanto acumulava o cargo no Fórum Econômico Mundial.