Título: Maioria esmagadora quer votar
Autor: Karl Vick
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/01/2005, Internacional, p. A14

A maioria esmagadora dos iraquianos continua a afirmar que pretende votar no dia 30, apesar de os insurgentes intensificarem os ataques para frustrar a eleição, segundo uma nova pesquisa. Na sondagem, realizada no fim de dezembro e começo de janeiro para o Instituto Republicano Internacional (IRI), 80% dos entrevistados disseram que provavelmente iriam votar - índice que se mantém estável há meses.

Os 64% que disseram que "muito provavelmente" iriam votar representam uma queda de cerca de 7 pontos porcentuais em relação a uma pesquisa de novembro, enquanto o índice dos que "provavelmente" votariam subiu 5 pontos.

Especialistas ocidentais que participaram dos preparativos do pleito se disseram impressionados com a determinação e disposição dos iraquianos comuns, que aguardam a primeira eleição livre em meio século em seu país.

"Apesar dos esforços dos terroristas, os iraquianos continuam comprometidos com o voto no dia da eleição", disse o diretor do IRI, Lorne Craner. O instituto, financiado pelo Congresso americano por meio do Fundo Nacional para a Democracia, encomendou a pesquisa, que incluiu iraquianos em 16 das 18 províncias do país. A segurança precária tornou inacessíveis duas províncias no extremo norte, Nínive e Dohuk. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais.

"Creio que as pessoas ficarão espantadas", disse um funcionário de outra organização internacional profundamente envolvida na preparação da nascente classe política iraquiana para a eleição. O funcionário, insistindo que ele e sua organização não poderiam ser identificados por razões de segurança, afirmou que a maioria dos iraquianos continua decidida a exercer seu direito de eleger um governo depois de décadas de ditaduras.

"Penso que a verdadeira história dessa eleição é o que se passa fora do alcance do radar", disse o funcionário. "Eles podem não conhecer aquilo em que estão votando. Mas acho que reconhecem que é algo chamado democracia."