Título: PT cobre os custos, diz Greenhalgh
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2005, Nacional, p. A7

Em sua passagem pelo Recife, ontem, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) reuniu-se com o prefeito João Paulo (PT) e com o governador pernambucano, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Questionado sobre o financiamento de sua campanha, Greenhalgh afirmou que os custos - entre R$ 180 e R$ 200 mil - estão sendo cobertos pelo PT. Bem-humorado, o petista - que é o candidato oficial do partido na disputa pela presidência da Câmara - afirmou que vem recebendo muitos e importantes apoios à sua candidatura nos últimos dias e que espera vencer a disputa pelo cargo ainda no primeiro turno. Além de Pernambuco, Greenhalgh visitou Alagoas e Paraíba.

"Não posso revelar o total de votos que venho angariando porque trata-se de uma questão estratégica. O que posso afirmar é que estou muito satisfeito com o tratamento que venho recebendo em todos os Estados visitados. Essa é a primeira vez que a disputa pela presidência da Câmara acontece em um período de recesso, mas nem isso irá atrapalhar nossos planos", afirmou Greenhalgh, após uma reunião de aproximadamente 40 minutos com João Paulo.

MAL-ESTAR

Animado com o encontro, João Paulo colocou-se à disposição do parlamentar para buscar votos na bancada federal pernambucana. Na avaliação do prefeito, o também petista Virgílio Guimarães, que briga pelo cargo sem o apoio do partido, irá abandonar a disputa. Ainda segundo o prefeito, Greenhalgh teria apresentado uma lista com a adesão de 87 dos 90 deputados petistas na Casa.

"Acredito que esse mal-estar vai chegar ao fim. Já existe uma unidade em torno do nome de Greenhalgh. Só não vê quem não quer", sentenciou João Paulo. Dia 11 de fevereiro, a Executiva Nacional do PT irá se pronunciar sobre a punição caso Virgílio Guimarães permaneça na disputa.

Na disputa pela presidência da Câmara, a bancada federal pernambucana estaria dividida em quatro grupos. O primeiro apóia a candidatura do baiano José Carlos Aleluia (PFL); o segundo está com Severino Cavalcanti (PP); Virgílio Guimarães foi a opção feita pelo terceiro grupo. O quarto e maior grupo é composto pelos simpatizantes de Luiz Eduardo Greenhalgh.