Título: Tcheca é retratada como brasileira obesa pelo 'NYT'
Autor: Clarissa Thomé
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2005, Vida &, p. A10

A tcheca naturalizada italiana Milena Suchopárková diz que pretende processar o jornal The New York Times por ter publicado foto dela e de duas amigas de biquíni, na Praia de Ipanema, sem autorização. A imagem das três estrangeiras ilustrava uma matéria do polêmico repórter Larry Rohter sobre a obesidade do brasileiro, publicada no dia 13. Das três, a única que permanece no Brasil é Milena, de 58 anos. Localizada pelo jornal O Globo em Foz do Iguaçu, ela contou que virou alvo de chacota dos amigos. Milena desembarcou ontem no Rio e se surpreendeu com a quantidade de repórteres. "Por um pouco de carne fui parar nos jornais. Me parece um pouco de exagero", reagiu, com bom humor.

A reportagem de Rohter "Praias para esbeltos, onde as calorias estão à mostra" foi baseada em pesquisa do IBGE, segundo a qual 40% dos brasileiros adultos estão acima do peso. Rohter, no entanto, não entrevistou as mulheres fotografadas.

Milena disse que não se ofendeu por ter aparecido numa reportagem sobre obesidade, mas pelo fato de a fotografia ter sido tirada sem seu conhecimento. "Me considero uma pessoa simples, comunicativa, não sou racista. Mas odeio pessoas mal-educadas. Para mim, eles (Rohter e o fotógrafo John Maier) foram mal-educados porque publicaram minha foto sem autorização."

Ela disse que assim que voltar a Praga vai procurar um advogado, já que enviou uma carta para o New York Times e ainda não recebeu resposta. A amiga brasileira Claudia Parsans sugeriu que Milena exija como recompensa passagens e um mês de spa no Brasil. Milena sorriu, reconhecendo que está acima do peso. "Mas não me considero obesa", disse ela, que tem 1,75 metro e 90 quilos. "Sou de constituição robusta."

A tcheca disse ainda que sua intenção ao chegar ao Brasil era emagrecer um pouco, mas não resistiu aos churrascos e às caipirinhas. "Eu como de tudo."

Milena vem ao Rio há três anos passar férias. Desta vez, trouxe duas amigas, Ludmila Kamberskaed e Hanna Seidlerova, também fotografadas na praia. Hanna engordou nos últimos cinco anos depois de sofrer uma disfunção hormonal e ficou abalada com a reportagem. "Todos sabem que aqui há belas meninas. Ele que vá buscar a garota de Ipanema, e não a mim, uma pobre velha."

No ano passado, Larry Rohter escreveu uma reportagem sobre o suposto alcoolismo do presidente Lula, que chegou a pedir o cancelamento do visto de trabalho do correspondente, mas acabou revendo a decisão.

O NYT publica em sua edição de hoje uma nota na qual lamenta o equívoco de ter identificado como brasileiras as mulheres européias. O jornal exime seu repórter de qualquer responsabilidade no incidente. Rohter estava no Chile quando as fotografias foram feitas. O diretor de Relações Públicas do NYT, Toby Usnik, reiterou ao Estado "a plena confiança" do jornal em seu correspondente.