Título: Interdição deve provocar alta no preço do frete
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2005, Metrópole, p. C1

O desmoronamento da ponte sobre a represa Capivari-Cachoeira, na BR-116, no Paraná, deve provocar alta no preço dos fretes, segundo a Associação Nacional de Transportes de Carga e Logística (NTC&Logística). De acordo com o assessor-técnico da entidade, Neuto Gonçalves Reis, o custo do transporte feito em carretas sobe R$ 60,00 para cada hora parada na estrada e R$ 2,50 para cada quilômetro extra percorrido. Como a viagem de São Paulo a Curitiba subirá de 406 km para 630 km - usando o caminho alternativo pela Rodovias Castelo Branco ou Raposo Tavares - o custo do frete poderá ter acréscimo de R$ 560,00. Reis afirma, no entanto, que o acidente não deve interferir no transporte da safra de grãos do Centro-Oeste rumo ao Porto de Paranaguá. "Vai afetar mais o suprimento de produtos no mercado interno."

Na avaliação do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, o País estará sujeito a outros acidentes se não houver investimento urgente nas estradas. Na última pesquisa da CNT, divulgada em outubro de 2004, o trecho onde ocorreu o desmoronamento foi considerado deficiente. Dos 74.681 km de estradas federais, 74,7% estão em estado deficiente, ruim ou péssimo. "Nosso sistema rodoviário é muito antigo. Foi feito para o tráfego de pequenos caminhões e hoje recebe bitrens (veículos com duas carretas)."

Para Andrade, se os recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada sobre a venda de combustíveis, fosse aplicada nas estradas, o sistema brasileiro seria um dos melhores do mundo. O executivo porém está otimista com a promessa do governo de liberar R$ 6 bilhões para o setor em 2005. "Daria para recuperar 20% das estradas federais."