Título: 'Minha presidência vai ser de todos'
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2005, Nacional, p. A6

Esta é a íntegra do discurso do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) ao assumir a presidência da Câmara: "Meu prezado e dileto amigo, deputado João Paulo Cunha, não poderia ser mais honroso para um humilde nordestino do interior de Pernambuco substituir um homem como V. Exa., que engrandeceu esta Casa, fazendo com que este pleito fosse correto, dignificando o Poder Legislativo do Brasil. Deputado João Paulo Cunha, aceite meu abraço fraterno.

Deputados Luiz Eduardo Greenhalgh, José Carlos Aleluia, Virgílio Guimarães e Jair Bolsonaro, não poderia ser mais honroso para meu currículo ter disputado com V. Exas., pela grandeza com que se portaram durante o pleito.

Minhas colegas deputadas, que engrandecem esta Casa, muitas vezes V. Exas. fazem com que tenhamos mais juízo e trabalhemos mais pelo Brasil.

Digo para os servidores desta Casa, que já me aturaram durante oito anos, que tenham paciência para me aturar mais dois. Eles engrandecem o Brasil e o Poder Legislativo.

Não vou me alongar, mas devo dizer para meus colegas deputados e deputadas que para mim é um orgulho esta eleição. Alguns diziam que o deputado Severino Cavalcanti não poderia assumir a presidência da Casa porque não tinha nível superior. Agora digo para todos os meus diletos companheiros: vim aqui para aprender. Aprendi tanto que cheguei à presidência da Câmara dos Deputados.

Não vou, absolutamente, criar empecilho para meu conterrâneo, que também saiu de Pernambuco para o Sul, só que, num pau-de-arara, e eu, num Ita, que naquele tempo nos conduzia pelo litoral do Brasil.

Agradeço à bancada de Pernambuco os votos, que, no início da campanha, só eram cinco. Parece-me que agora tive a unanimidade da bancada do Estado.

Eu, que sou um homem de Deus, lhes digo: levem meu afeto, minha felicidade por tentar fazer com que todos desta Casa também recebam as bênçãos de Deus.

Como todos estão esperando, vou passar à apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora, para que todos os deputados possam conhecer hoje a grande vitória do nosso povo.

Agradeço a Deus esta oportunidade e a minha mulher, que está aqui com meus filhos, o empenho. Eles vieram trabalhar, pedir votos inclusive para nosso dileto amigo.

Vou contar mais um episódio sobre esta eleição: nosso querido deputado José Carlos Aleluia, quando encontrou minha nora e minhas duas filhas, disse-lhes, antecipando o resultado: 'Severino tem que ganhar a eleição, porque ele tem família e a trouxe para cá.'

A todos meu agradecimento. Sinto-me honrado. Jamais vou usar este cargo para fazer qualquer coisa que não dignifique o Parlamento. São 40 anos de vida pública sem passar por nenhum desabono de conduta.

Tenho certeza de que os senhores deputados vão me dar condições para desempenhar minha nova função com toda a desenvoltura. Preciso dos parlamentares, dos seus conselhos. Minha presidência vai ser de todos os deputados e deputadas.

Meu abraço para todos."