Título: Para FHC, pressão palaciana desrespeitou democracia
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2005, Nacional, p. A8

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse ontem, em São Paulo, que o troca-troca e a "falta de respeito" aos partidos políticos foi a principal causa da derrota do Palácio do Planalto na Câmara. "A mudança quase coagida de deputados de um partido para o outro, para fim específico de ganhar uma eleição desmoraliza a democracia", afirmou, ao participar ontem de manhã, junto com o governador Geraldo Alckmin, do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade. Segundo FHC e Alckmin, a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) é, também, o resultado do que consideram uma maneira autoritária de governar. "O episódio reflete a forma autoritária como o governo Lula vem trabalhando para enfraquecer os partidos políticos. O governo colheu o resultado", afirmou o governador paulista.

Em rápida entrevista após a abertura do evento, FHC voltou a atacar. "Estamos vivendo um momento delicado, sob o ponto de vista dos partidos. Nunca vi tanta falta de respeito aos partidos e ao próprio povo", disse. Para ele, isso só confirma que é hora de fazer a reforma política.

De acordo com Fernando Henrique, ao lançar um candidato avulso, o PT colheu os frutos da divisão interna. Mas ressaltou que a eleição de Severino "faz parte do processo democrático". Ele também acredita que a escolha de um candidato de fora do PT não vai afetar a governabilidade.

Fernando Henrique voltou a dizer que não é candidato a nada em 2006. "Sou candidato apenas a ajudar o Brasil." Segundo ele, o seu partido tem ótimos nomes. E citou Alckmin. "Estarei disposto a ajudar o candidato do PSDB a ganhar as eleições", finalizou.

MALUF

O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, um dos caciques do PP, atribuiu a vitória de Severino ao desgaste do governo. "Todo governo causa algum tipo de aborrecimento. Na minha visão, a vitória dele é uma mostra de descontentamento com o Planalto", declarou.

"Eu conheço o deputado há 30 anos, é um homem de bem, honrado, meu amigo. Ele tem todas as condições intelectuais para exercer o cargo", disse Maluf.

"Tinha certeza de que ele ia para o segundo turno e trabalhei para isso telefonando para deputados. Mas a vitória dele é mérito dele. Torci pela vitória, porque na vida a gente tem que ter fidelidade partidária", afirmou.