Título: No balanço de Greenhalgh, quem perdeu foi o Planalto
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2005, Nacional, p. A8

O deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) disse ontem que perdeu a eleição para a presidência da Câmara, mas a derrota é do governo Lula. O petista avalia que a eleição de Severino Cavalcanti (PP-PE) foi uma jogada da oposição para antecipar a disputa presidencial de 2006. "O voto que me derrotou foi o de insatisfação com o tratamento do governo aos deputados da base somado ao voto da oposição. A oposição, contrariando os costumes da Casa, antecipou o processo de 2006", afirmou, depois da solenidade posse de Severino no comando da Câmara. De acordo com ele, esta é a hora de o governo parar e mudar sua atitude em relação às negociações com os parlamentares. "O Poder Executivo tem de rever o tipo de relação que tem com suas bancadas." A derrota, acrescentou, se deve ainda à falta de comando dos líderes governistas. "Os líderes também têm de rever suas relações com as bancadas", argumentou.

VIRGÍLIO

Greenhalgh evitou criticar o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) por ter recusado os apelos do partido e do Palácio do Planalto e ter mantido sua candidatura avulso à presidência da Câmara. Avisou ainda que não se pode culpar apenas Virgílio pela eleição de Severino. Na sua avaliação, o lançamento de sua candidatura avulsa para o comando da Câmara incentivou outros deputados a fazerem o mesmo. Ele também afirmou que era hora de analisar o que motivou o deputado mineiro a manter-se na disputa.

Cansado, Greenhalgh deixou o plenário da Câmara depois da solenidade de posse de Severino na Câmara pensando apenas em descansar. "Eu quero ir para casa. Não vou dar mais entrevista", disse. Acabou falando aos repórteres que o seguiam desde a saída do plenário da Câmara até seu gabinete.