Título: Lula cumprimenta vencedor e diz que o derrotado foi o PT
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2005, Nacional, p. A9

Depois de ter resistido durante o dia inteiro a comentar a eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não considerou o resultado uma derrota do governo. "O governo não disputou. Quem disputou foi o PT", afirmou. Lula telefonou de Georgetown para o novo presidente da Câmara para parabenizá-lo. Em seus comentários com os jornalistas sobre a eleição, afirmou estar convencido de que Severino não vai atrapalhar o governo ou a votação de projetos importantes para o Planalto.

"O que tem de novo em tudo isso não é a eleição do Severino, porque ela era possível de acontecer, na medida em que ele se candidatou", disse. Para Lula, o que há de novo é a necessidade de se estabelecer uma nova relação entre os partidos porque se quebrou uma cultura histórica dentro da Câmara. "Isso é que é problema. O restante vocês podem ficar tranqüilos porque as coisas vão continuar funcionando normalmente."

O presidente também comentou o fato de o PT ter ficado fora da Mesa da Câmara: "O PT sempre esteve fora e isso não é problema." Para ele, o resultado "é um problema interno da Câmara e dos partidos, que não passa pelo governo".

Apesar de ter ido dormir tarde, por ter participado de um jantar com os ministros em sua suíte, no Hotel Pegasus Meridien, quando já estava decidido que haveria segundo turno, Lula só soube de manhã da derrota do governo. Telefonou em seguida para Brasília e conversou com os ministros José Dirceu e Aldo Rebelo.

A notícia da derrota do PT deixou ministros e integrantes da comitiva estarrecidos. Os ministros da Saúde, Humberto Costa, e da Educação, Tarso Genro, admitiram estar surpresos com o resultado.

APOIO

Em seus comentários, o presidente Lula também classificou o acontecido como "resultado de uma ação democrática". Lembrou que "quando vai para votação, ganha quem tem mais voto".

Ao afirmar que não terá problemas na Câmara, lembrou: "O Severino sempre votou com o governo, sempre fez parte da bancada do governo e, portanto, eu acho que a divisão interna que houve acabou quando teve o resultado eleitoral."

Em seguida, reafirmou: "Não haverá nenhuma dificuldade. A Câmara não funciona assim. Eu não tenho dúvida de que os projetos serão votados, como foram votados com João Paulo e com outros presidentes, em outros governos."

Lula disse que após conversar com Severino teve certeza de que ele não vai criar obstáculo para os projetos de interesse do governo. "Ele não precisava garantir isso porque essa é uma prática do Congresso", afirmou. "Não conheço nenhum momento em que um presidente criou problema para o Poder Executivo."

Na opinião do presidente da República, todos vão trabalhar tranqüilos. "Temos muitas coisas para votar na Câmara e eu não tenho dúvida de que a base do governo irá continuar a fazer a maioria para aprovar as coisas que precisamos aprovar."

O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, integrante da comitiva presidencial, afirmou que a eleição do deputado Severino "vai ajudar" Lula "porque o PP está com o governo".

Na opinião do ministro Humberto Costa, a vitória de Severino é "o resultado da somatória de todas as insatisfações" dos parlamentares, que não são insatisfações apenas com o governo.