Título: Israel planeja expandir colônias judaicas ao sul de Jerusalém
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2005, Internacional, p. A19

Israel planeja construir um assentamento na Cisjordânia que poderá abrigar colonos judeus removidos da Faixa de Gaza a partir de julho, disseram autoridades israelenses. A colônia de Gvaot está sendo projetada como se fosse uma extensão do bloco de assentamentos de Gush Etzion, situado 20 quilômetros ao sul de Jerusalém. A construção violaria o último plano de paz para a região, o mapa da estrada, com o qual o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas, dizem estar comprometidos. O mapa proíbe a edificação de novas colônias nos territórios ocupados por Israel e prevê o congelamento de construções nas já existentes, a não para atender ao "crescimento natural".

Ao falar do projeto, o ministro do Interior, Isaac Herzog, disse que os colonos da Faixa de Gaza serão encorajados a se transferir para áreas pouco povoadas de Israel, mas também poderiam ir para a Cisjordânia. "Não posso impedir que uma pessoa use sua indenização para comprar uma casa em Gush Etzion", afirmou Herzog.

Um alto funcionário dos EUA, que não quis identificar-se, sugeriu que se esse projeto for levado adiante vai prejudicar os esforços de reviver o mapa da estrada. No entanto, os EUA não se manifestaram oficialmente e nunca pressionaram de fato Israel a interromper a expansão das colônias.

Analistas políticos israelenses disseram que Sharon espera obter o apoio dos rebeldes em seu gabinete para o plano de retirada de Gaza, que será posto em votação no domingo, apresentando ao mesmo tempo resolução que amplia o muro israelense na Cisjordânia para incorporar Gush Etzion a Israel.

A possibilidade de nova expansão revoltou os palestinos, que desejam construir seu Estado na Cisjordânia e Faixa de Gaza, tendo Jerusalém Oriental como capital. "Israel está jogando areia em nossos olhos ao continuar com o processo de assentamentos", disse o primeiro-ministro Ahmed Korei.

Na realidade, Sharon planeja remover os colonos da Faixa de Gaza para consolidar a ocupação no território cisjordaniano. Na entrevista que deu ontem a correspondentes estrangeiros, Sharon disse que seu plano vai solidificar o domínio de Israel sobre os principais blocos de colônias na Cisjordânia, "que serão parte do Estado judeu no futuro". Ele afirmou também que o mapa da estrada ainda não foi retomado por Israel e a AP. "O que estamos fazendo agora é abrir caminho para o mapa."

À noite, soldados israelenses mataram um palestino e feriram outro que, segundo disseram os militares, se aproximavam armados de uma colônia judaica. Pela manhã, um garoto de 15 anos foi morto e outro ferido quando participavam de um protesto contra a cerca e muro que Israel constrói na região de Ramallah.