Título: Severino quer prorrogar mandato de Lula até 2008
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2005, Nacional, p. A5

Em sua primeira entrevista coletiva como presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) defendeu ontem a prorrogação do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mais dois anos, mas sem direito à reeleição, e o dele próprio. Ao se declarar a favor da coincidência de mandatos nas três esferas de Poder (federal, estadual e municipal), ele propôs que a prorrogação dos mandatos atinja também os deputados federais, como ele, os governadores, os deputados estaduais e os senadores. Severino foi sucinto na maioria das respostas. Afirmou sem rodeios que é contra a autonomia do Banco Central e disse que o mercado financeiro não tem de ter receio dele porque "não é um tresloucado". Na entrevista de cerca de meia hora garantiu ainda que não será uma "rainha da Inglaterra" no comando da Câmara, comprometeu-se a aumentar o salário dos deputados o mais rápido possível e prometeu acabar com "grupinhos" na Casa. A seguir, os principais trechos da entrevista:

SALÁRIO DOS DEPUTADOS

Severino comprometeu-se a aumentar imediatamente a remuneração dos parlamentares, dos atuais R$ 12.840 para R$ 21.500 mensais, equiparando-a aos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). "Não tenho por que relutar; tenho de cumprir a Constituição. Farei dentro de poucos dias. Não posso fazer de imediato porque ainda não tenho a Mesa Diretora da Câmara completa. Peço àqueles que estão combatendo o aumento que façam uma carta para o presidente da Câmara dizendo que não vão querer a equivalência. Porque se receberem vão fazer um ato desonesto."

ALIADO DO PLANALTO

"Vou criar todas as condições para que o presidente Lula possa realmente atingir a grande ansiedade do povo brasileiro, que é não haver no Brasil tantos desempregados. Não vou negar total cobertura ao governo Lula. Meu partido faz parte da base do governo. Eu mesmo votei em todas as medidas que o presidente Lula mandou. Mas não vou ser subordinado ao Palácio do Planalto. Quem vai decidir são os deputados. Os deputados vão ser independentes. Não vão ficar aqui à vontade dos senhores ministros, que não atendem os parlamentares e ficam três, quatro semanas sem ter audiência. Meu primeiro pedido ao presidente Lula é que os ministros respeitem os deputados."

ABORTO E UNIÃO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

"Minha posição é contra o aborto, contra o casamento de homem com homem e de mulher com mulher. No momento em que forem votar esses projetos, deixarei a presidência da Câmara e vou para o plenário combater aquilo que não posso acreditar. Não posso acreditar em relações de homem com homem e mulher com mulher."

RECESSO PARLAMENTAR

"Colocarei a redução do recesso parlamentar em votação, mas vou para o plenário defender 90 dias de recesso. O parlamentar tem de estar em contato com suas bases, visitar o Estado e os municípios."

MANDATOS

"Sou favorável à coincidência de mandatos. Não podemos ter eleições de dois em dois anos. A Nação não agüenta fazer despesa de dois em dois anos. A coincidência é a solução ideal. Mais dois anos para o presidente e a coincidência dos demais mandatos. Defendo a prorrogação do mandato do presidente Lula por mais dois anos, sem direito à reeleição."

MEDIDAS PROVISÓRIAS

"A missão dos deputados não pode ser perturbada pelas medidas provisórias do governo, que não têm limite. É necessário fazer uma reforma para que essas MPs não sejam tão abundantes. Quem tem de legislar são os deputados e não o Poder Executivo."

GOVERNABILIDADE

"A governabilidade é imperiosa. Não podemos criar empecilhos para o governo. Fui eleito pela oposição. Mas o que garanti foi a independência do Legislativo. A Casa não vai ser maculada para receber do Planalto a ordem do dia para ser cumprida. Quem vai determinar são os deputados, os líderes, e o presidente da Casa tem altivez para não ficar esperando que o telefone toque do Palácio do Planalto para pôr em votação."

BAIXO CLERO

"Vou acabar com esse baixo clero. Não vai mais existir baixo clero, médio, alto ou novo clero. Deputado tem de ser tratado com igualdade. Quem chega aqui é porque teve a consagração do povo. Não aceitarei esses preconceitos que podem ter existido até agora. Não aceitarei que grupinhos fiquem dominando a Câmara. Quem vai dominar é a maioria."

MERCADO FINANCEIRO

"O mercado vai confiar em mim porque não sou nenhum tresloucado. Posso não gostar do Lula, mas tenho de gostar do Brasil. E se gosto do Brasil, tenho de dar condições para que ele possa atingir os objetivos do povo brasileiro. Não posso tomar nenhuma medida que venha a atravancar o desenvolvimento do Brasil."

RAINHA DA INGLATERRA

Severino rebateu com veemência as sugestões de que será um presidente fraco, sem poder. "São aqueles que estão com medo, que têm um igrejinha aqui dentro. Todos os deputados são iguais. Vou defender a integridade do Parlamento. Eles é que estão com medo da minha ação, que não vai permitir que parlamentar faça dez viagens ao exterior. Vou acabar com isso. Não vai ter mais igrejinha aqui."