Título: No Recife, o 1.º caso de cólera em 4 anos
Autor: Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2005, Vida &, p. A14

O primeiro caso de cólera no Recife foi confirmado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). Trata-se de Regina Oliveira, 79 anos, residente no bairro recifense do Barro, que passa bem. Fazia quatro anos que a capital pernambucana não registrava casos da doença. No Estado o total de casos neste ano é cinco - quatro em São Bento do Una, no agreste. O secretário-adjunto da Saúde do Recife, Evaldo Melo, relatou que Regina Oliveira procurou o posto de saúde por causa de uma artrose, pois não apresentava os sintomas característicos da cólera, como diarréia intensa. Ao se referir a uma diarréia leve - lembrada pelo filho que a acompanhou -, o médico pediu o exame que constatou cólera.

Um garoto de 4 anos, filho da empregada doméstica que trabalha na casa de Regina também teve diarréia leve. O resultado do seu exame, no entanto, deve ser divulgado amanhã.

Melo frisou que não há surto na cidade e a Vigilância Municipal e a Estadual estão fazendo um cerco para identificar e evitar focos. O secretário-adjunto lembrou que no carnaval a capital recebeu cerca de 350 mil pessoas de outras cidades, o que preocupava a área da saúde.

No Bairro do Barro foram intensificadas as ações preventivas, com distribuição de hipoclorito de sódio, solução que se usa para desinfetar alimentos crus, como saladas. Além disso, estão sendo realizadas vistorias em mercados e esgotos, para verificar a possível presença do vibrião colérico, o causador da doença.

Contraída por meio de água contaminada ou alimentos mal lavados, a cólera atingiu 21 pessoas no ano passado em Pernambuco, todas em São Bento do Una. Naquele município, 50 agentes da Secretaria Estadual de Saúde trabalham atualmente. Ali, houve 280 casos notificados como suspeitos, dos quais 112 já descartados. Em 2000, 175 pessoas foram contaminadas no Estado, com duas mortes. Em 1993, ano de epidemia, 30 pessoas morreram em Pernambuco.