Título: Papa retoma atividades e está melhor, diz médico
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/02/2005, Vida &, p. A15

O Vaticano convocou para a próxima quinta-feira uma assembléia de cardeais presidida pelo papa para decidir a data de canonização do padre chileno Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952). Na reunião também serão decididas as datas de canonização de outros quatro beatos, o bispo polonês Jozef Bilczewski (1860-1923), o padre polonês Zygmunt Gorazdowski (1845-1920), o religioso italiano Gaetano Catanoso (1879-1963) e o religioso franciscano Felice da Nicosia (1715-1785). No Brasil, foi anunciada a nomeação pelo papa do monsenhor Jaime Vieira Rocha como novo bispo da Diocese de Campina Grande e do reverendo Edson de Castro Homem como ajudante da Diocese do Rio de Janeiro. Rocha, nascido em Natal, estudou em Roma e esteve envolvido com temas sociais, como ajuda à famílias carentes. Castro Homem sempre esteve ligado à Diocese do Rio e chegou a ser professor universitário de teologia.

Os anúncios do Vaticano mostram que o papa João Paulo II, de 84 anos, está retomando suas atividades e tomando decisões depois dos dez dias que passou internado por causa de uma crise respiratória aguda. Sem a presença do pontífice, as datas de canonização não podem ser marcadas.

Também ontem, um dos médicos da equipe que atendeu João Paulo II deu a primeira declaração pública sobre o estado de saúde do papa. Segundo o médico especializado em emergências Rodolfo Proietti, o papa se recuperou antes do previsto e seu estado geral de saúde é bom. "O tempo de recuperação foi mais rápido do que esperávamos no início."