Título: Governo abre inquérito na PF e põe Abin no caso
Autor: Carlos Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2005, Nacional, p. A4

Para evitar que a morte da freira Dorothy Stang fique sem solução - e por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva -o governo antecipou-se à decisão da Justiça sobre a transferência ou não das investigações para a esfera federal e abriu um inquérito na Polícia Federal (PF) para apurar o assassinato. Dois agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram enviados especialmente ao local do crime para auxiliar o trabalho dos investigadores e dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Um fato novo surgiu na noite de sábado. Foi encontrado em Anapu o corpo de um homem. Os agentes investigam se há relação entre os dois assassinatos. Além disso, os policiais estão a procura de dois suspeitos de terem executado a freira. "Estão fazendo retratos-falados dos suspeitos e levantamentos de suas identidades", contou Nilmário Miranda, por telefone. "Tem muita testemunha e informação", disse.

Depois de muita dificuldade por causa do mau tempo na região, o corpo de Dorothy chegou ontem à tarde em Belém onde deveria ser realizada uma necrópsia. Após o procedimento, a freira deveria ser velada na capital e hoje deverá ser transportada para Altamira, onde será homenageada. Em seguida, o corpo deverá ser enterrado em Anapu.

Em Brasília, está programada para hoje a criação de uma comissão mista no Congresso para ir ao Pará. Amanhã haverá uma reunião da qual participarão Marina Silva e os ministros Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, e Ciro Gomes, da Integração Nacional.