Título: G-20 deixa de debater só assuntos agrícolas
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/02/2005, Economia, p. B3

O G-20, grupo de países emergentes criado em 2003 por Brasil, Índia e China para negociar a liberalização agrícola, dará os primeiros passos para uma coordenação entre os governos nas negociações sobre o futuro do comércio de produtos industriais e serviços. Em março, os ministros do bloco se reúnem em Nova Deli e, pela primeira vez, vão debater temas como a redução de tarifas para bens manufaturados ou a abertura de mercados de serviços. O bloco, até hoje, declarava-se dedicado a negociar a liberalização agrícola na Organização Mundial do Comércio (OMC) - foi criado em 2003 com esse propósito. na conferência da OMC em Cancún. Para o embaixador brasileiro, Clodoaldo Hugueney, diante da evolução das negociações em Genebra, o bloco é obrigado a avaliar os demais temas da agenda da rodada da OMC. Os países ricos já deixaram claro que apenas aceitarão qualquer tipo de abertura de mercado agrícolas se houver liberalização de setores que lhes interessam nos países emergentes.

Neste fim de semana, Estados Unidos e Europa reafirmaram que todos os capítulos da negociação devem avançar no mesmo ritmo, cobrando ofertas de abertura dos países em desenvolvimento em setores como serviços. O objetivo é ainda ter uma fórmula sobre as reduções tarifárias até dezembro, quando a OMC promoverá a reunião ministerial em Hong Kong. A data final da rodada seria em 2006.

Hugueney acha que o debate agrícola enfrenta problemas maiores que os demais setores. "Não está claro ainda que tipo de decisões levaremos para Hong Kong", afirmou. Para ele, a reunião de ministros no Quênia, no início de março, poderá desenhar um mapa sobre como conduzir as negociações até Hong Kong.