Título: Para urbanistas, crescimento pede ações estratégicas urgentes
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2005, Vida &, p. A13

O crescimento da região metropolitana de São Paulo poderá ser cada vez mais prejudicial à população caso planejamentos estratégicos não sejam realizados. Essa é, pelo menos, a opinião de urbanistas ouvidos pelo Estado. Professor da Universidade de São Paulo, Candido Malta Campos Filho aponta quatro problemas que precisam de solução urgente: trânsito, habitação popular, ocupação dos mananciais e combate às enchentes. "Por enquanto, tenho uma avaliação pessimista, porque a região não cresce no caminho da sustentabilidade social, ambiental e econômica."

Segundo ele, a região deveria ser gerida no âmbito metropolitano, sem a divisão de Estado e município. Essa também é a opinião do arquiteto Paulo Bastos. "É preciso reorganizar o espaço", explica. "São Paulo já perdeu uma escala adequada para a qualidade de vida. Tudo vai ficando mais difícil e mais caro."

Para o arquiteto Paulo Ricardo Giaquinto, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie, é preciso apostar em crescimento com qualidade de vida e cita Tóquio como um exemplo. "É a maior cidade, mas ainda boa para viver."