Título: Bush promete apoiar Israel no caso de uma ameaça iraniana
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2005, Internacional, p. A17
O presidente americano, George W. Bush, declarou ontem que os Estados Unidos apoiarão Israel caso este país venha a ser ameaçado pelo Irã. "Se eu fosse um dirigente israelense e ouvisse algumas afirmações dos aiatolás iranianos relativas à segurança de meu país, certamente estaria muito preocupado com a possibilidade de que o Irã tenha armas nucleares", afirmou o presidente americano logo após ter anunciado a nomeação em embaixador John Negroponte diretor dos serviços secretos dos EUA (ler na página A20). "Israel é nosso aliado e estamos firmemente comprometidos com o país e o apoiaremos no caso de ameaça a sua segurança", disse.
Bush inicia no domingo um giro pela Europa. Ele disse que Irã e Síria, suas grandes preocupações do momento, serão temas essenciais da pauta de trabalho que debaterá com os líderes europeus, em Bruxelas.
O líder americano acusa Teerã e Damasco de apoiarem o terrorismo e sabotar o processo de paz no Oriente Médio. Os dois países anunciaram na quarta-feira disposição de criar uma frente comum para defender-se do que classificaram de "desafios e ameaças" dos EUA.
Bush reafirmou ser "inaceitável" que o Irã fabrique armas nucleares. E ressaltou seu compromisso de continuar trabalhando com França, Alemanha e Grã-Bretanha para demover Teerã de seus propósitos.
"Desejamos estabelecer uma estratégia efetiva (para enfrentar a ameaça iraniana), e essa é uma das razões pelas quais vou à Europa", adiantou.
O presidente francês, Jacques Chirac, o chanceler alemão, Gerhard Schroeder, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pedirão a Bush maior envolvimento dos Estados Unidos no processo de negociação que mantém com o governo iraniano.