Título: Agora esta: rezar pela internet
Autor: Ana Paula Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2005, Vida &, p. A13

A secretária Ruth Nunes, devota de Santa Filomena, estava preocupada com alguns exames que sua mãe precisaria fazer. Fez, então, uma promessa à santa e, se os resultados fossem todos normais, distribuiria mil santinhos. Os exames mostraram que a mãe de Ruth estava bem e ela, feliz com a graça alcançada, cumpriu a promessa. Até aí, seria apenas mais uma história de devoção, se a promessa não tivesse sido feita pela internet e os santinhos, distribuídos por e-mail. Ruth fez sua promessa por meio do site Meu Santo (www.meusanto.com.br), especializado na história dos santos e que tem várias opções para os internautas, além do envio de santinhos por e-mail.

"Achei muito interessante a idéia de unir religiosidade e tecnologia", disse Ruth. "As pessoas têm reservado pouco tempo para refletir. Como se usa o computador pra tudo, tê-lo como meio de divulgar a fé é muito bom."

"Queríamos criar um site que reunisse informações de vários santos, para o internauta descobrir com qual se identifica mais, e que proporcionasse a chance de um momento de reflexão em frente do computador", explica o coordenador técnico do Meu Santo, Maurício Zanzini. No site, quando se clica na oração de um santo, aparecem na tela o texto, imagens relaxantes e toca uma música new age.

Ruth foi uma das 5 mil pessoas que já fizeram promessas para santos pelo site. Depois de obtida a graça, o internauta pode optar por pagar R$ 10 e enviar mil e-mails com santinhos virtuais. O dinheiro, segundo Zanzini, é usado na manutenção do site e doado para instituições de caridade.

O coordenador diz que não se trata de um santo spam. "Além da lista de e-mail que o próprio internauta digita, acrescentamos outros endereços até alcançar um milheiro. Mas são todos e-mail de pessoas que nos autorizaram a enviar estas mensagens, então não é spam." Ruth gostou da opção. "Pude mandar para as pessoas que queria que recebessem a mensagem. E também é mais barato que na gráfica." Um milheiro impresso custa, em média, R$ 40 na capital paulista.

FÁTIMA, A CAMPEÃ

O Meu Santo foi lançado dia 6 (Dia de Reis) e tem recebido cerca de 10 mil visitas diárias. "Esperávamos 50 ou 100 visitas por dia", diz Zanzini. No total, oito pessoas estão envolvidas na construção do site. "Nenhum de nós é padre ou teólogo, mas somos todos pessoas religiosas e queríamos divulgar a fé." Enquanto acessa o site, o internauta pode acender uma vela virtual, que aparecerá queimando durante uma semana, toda vez que a pessoa acessar. "E essa não tem risco de colocar fogo nos móveis, no gato ou na toalha de mesa", brinca.

O site também monta um ranking com os santos que mais estão atendendo os pedidos dos internautas. Em 1.º lugar está Nossa Senhora de Fátima (invocada em momentos de aflição), que transformou em graças alcançadas 82% dos pedidos. Em seguida, Santo Expedito (das causas urgentes) com 81%; Santo Antônio (o casamenteiro), com 73%; São Judas (casos desesperadores), com 62%; e Santa Edwiges (purificação da alma) com 57%.