Título: Embargo russo à carne: 'Não há mais nada a fazer'
Autor: Renata Veríssimo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/01/2005, Economia, p. B3

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou ontem que, tecnicamente, não há mais nada a fazer sobre o embargo russo às exportações da carne brasileira. "Aparentemente, não há mais nenhuma questão técnica a discutir." Ele já pediu uma posição diplomática sobre o assunto: "O Itamaraty está avaliando para tomar uma posição, porque tecnicamente e comercialmente não há razão para que o embargo continue." A Rússia suspendeu as importações de carne do País em setembro, após o surgimento de um foco de febre aftosa no Amazonas. Mas autorizou compras de Santa Catarina, único Estado livre de febre aftosa sem vacinação.

Ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, ameaçou entrar com ação na Justiça contra o Ministério da Agricultura, por causa do embargo russo. "Não foi o ministério que abriu o mercado russo para Santa Catarina. A decisão foi do governo russo, mas entendo que essa situação cria um desequilíbrio regional para os produtores de carne suína e bovina", disse o ministro. "O governador tem o direito de buscar todas as formas para o Rio Grande do Sul voltar a exportar para a Rússia", disse Rodrigues, sempre isentando o governo da responsabilidade sobre o problema.

Segundo o ministro, o governo estuda medidas globais para ajudar produtores agrícolas e pecuaristas gaúchos, pois o Estado foi muito castigado por questões comerciais e climáticas. Além do embargo russo, produtores de arroz e trigo estão sendo prejudicados pelas importações do Mercosul, há queda no preço da soja e do milho e quebra na produção por causa da seca.