Título: Em dezembro, presidente atacou publicamente relatório sobre a fome
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/01/2005, Editorial, p. A3

Não é de hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva briga com o até então insuspeito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No filme Entreatos, de João Moreira Salles, que registra os bastidores da campanha de Lula, o então candidato diz que não pode acreditar em dados do IBGE segundo os quais 53 milhões de brasileiros passam fome. Já na Presidência da República, no final do ano passado, Lula resolveu de novo contestar o IBGE. Em 16 de dezembro o instituto divulgou uma pesquisa segundo a qual 40,6% da população de adultos (38,5 milhões) estavam acima do peso e, destes, 11% (10,5 milhões) eram obesos.

O presidente Lula não gostou dos dados. Ele aproveitou a cerimônia pública de despedida de Frei Betto do governo, no Palácio do Planalto, para atacar os dados do IBGE. E confundiu o IBGE, instituto técnico, que utiliza metodologia científica usada em todo o mundo para pesquisas conjunturais e estruturais, com outros institutos, mais conhecidos pelas pesquisas durante as campanhas eleitorais.

"Nem todo mundo que passa fome reconhece isso fome. Pode pôr Ibope, Datafolha, Vox Populi, todos os institutos para fazer pesquisa sobre fome que possivelmente o resultado vai dizer que no Brasil todo mundo come bem e come bem. As pessoas têm vergonha de dizer que passam fome", disse Lula.