Título: Espanha quer parceria contra crime organizado
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/01/2005, Nacional, p. A4

Em encontro ontem com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, defendeu a necessidade de assinatura de acordo internacional que viabilize um sistema judiciário similar entre os países a fim de combater o crime organizado. Jobim argumentou que é preciso mudar a legislação brasileira que prevê a autorização prévia do STF todas as vezes que a Justiça de outros países precisa entrevistar um criminoso que está no País. Na avaliação do presidente do STF, esse procedimento acaba tornando lento o julgamento desses criminosos. No encontro, que durou cerca de meia hora, Zapatero e Jobim conversaram ainda sobre a preocupação do Brasil e da Espanha com a sobrevalorização do euro e do real, no que diz respeito às exportações. Jobim informou também que conversou com o primeiro-ministro espanhol sobre a responsabilidade da magistratura brasileira oferecer segurança jurídica para o desenvolvimento nacional.

No segundo dia de visita ao Brasil, Zapatero visitou ontem pela manhã o Congresso. A conversa com os presidentes da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi amena e teve como um dos temas o futebol. "Falei que o campeonato de futebol espanhol é mais assistido aqui do que o brasileiro", contou João Paulo. "Mas nós não queremos exportar somente bons jogadores", completou. "Nossa relação é muito boa. A Espanha é o segundo investidor no Brasil", observou José Sarney.

Zapatero passou pouco mais de meia hora no Congresso. Chegou acompanhado por sua comitiva com cerca de meia hora de atraso e conversou cerca de dez minutos no Salão Nobre do Senado, com João Paulo e Sarney. O primeiro-ministro quebrou o protocolo e quis conhecer os plenários da Câmara e do Senado, sentando e posando para fotos na cadeira de cada um dos presidentes.