Título: Palocci entra na negociação com líderes e empresários
Autor: Ribamar Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2005, Nacional, p. A6

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, começa hoje a negociar mudanças na Medida Provisória 232 com os líderes partidários no Congresso e empresários. O governo indicou que está disposto a alterar a medida provisória depois das críticas do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), de parlamentares, empresários e do próprio presidente do PT, José Genoino. Ontem foi a vez de o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reivindicar mudanças na MP. "Não dá para continuar como cachorro correndo atrás do próprio rabo. A medida provisória como está definitivamente não passa."

Renan sugere que as discussões sobre carga tributária sejam feitas na segunda etapa da reforma tributária, que está parada na Câmara. "É importante também que se construa o consenso na Câmara e no Senado sobre o tema."

Para o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, o Congresso é o foro legítimo para o debate sobre a MP 232. "É o início do processo de discussão e negociação", resumiu.

A reunião dos líderes partidários com o ministro da Fazenda será às 15 horas, no gabinete do ministro da Coordenação Política, no Palácio do Planalto, e contará com a presença de Severino Cavalcanti.

Às 17 horas, Palocci reúne-se com os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro (PTB-PE); da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e da Associação Comercial do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. O encontro vai ocorrer no gabinete do presidente da Câmara. Há quase unanimidade no Congresso e entre os empresários contra a parte da medida provisória que eleva a carga tributária dos prestadores de serviço.