Título: Vírus de telefonia móvel migra aos EUA
Autor: Spencer Swartz
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/02/2005, Economia, p. B16

O primeiro vírus do mundo que ataca telefones celulares chegou aos Estados Unidos, oito meses após ter deixado as fronteiras do país onde nasceu, as Filipinas. O vírus, denominado Cabir, já se espalhou por 12 países, e marca o começo de uma era de ataques aos telefones celulares, que um dia poderão perturbar a vida de alguns dos mais de 1,5 bilhão de pessoas que usam esses aparelhos em todo o mundo. O maior dano que pode ser provocado por este relativamente inócuo vírus - que até este momento foi identificado com 15 diferentes variações - é esgotar a carga da bateria dos telefones, segundo Mikko Hypponen, diretor da companhia finlandesa F-Secure, especializada em segurança tecnológica.

Hypponen disse que o Cabir foi encontrado em uma loja de acessórios tecnológicos em Santa Monica, no Estado da Califórnia, quando alguém encontrou uma mensagem que revelava sua presença em um telefone da loja. "É interessante a (variante do Cabir) que encontramos agora nos Estados Unidos, mas não é o fim do mundo", disse Hypponen.

CRESCIMENTO

A ameaça de vírus em telefones celulares deve crescer no futuro, pelas mãos de desenvolvedores que estão se tornando cada vez mais sofisticados e com aparelhos que padronizam as tecnologias. Com isso, torna-se mais fácil a propagação dos vírus, sem importar a cada vez maior variedade de modelos e marcas.

O dano causado pelos vírus ainda é pequeno neste momento. Mesmo assim, vários fabricantes de celulares já começaram a desenvolver aparelhos com softwares antivírus. O telefone do dono da loja de celulares em Santa Monica também havia sido infectado pelo Cabir, segundo Hypponen. Ambos os modelos eram Nokia 6600, que combina funções de telefonia e computação, como correio eletrônico, por exemplo. Os analistas do setor dizem que a variedade de funções nos chamados "celulares inteligentes" (como é o caso do Nokia 6600) faz com que eles se tornem mais vulneráveis a vírus desse tipo.

Diferentemente dos vírus de computadores, que se propagam rapidamente por todo o mundo via internet, o Cabir viaja lentamente porque só consegue cobrir curtas distâncias, por meio da tecnologia conhecida como Bluetooth. Nos casos em que o vírus chegou a outros países, isso se deveu ao fato de que um telefone celular infectado atravessou a fronteira.