Título: PP critica Costa por gestão centralizadora
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2005, Vida &, p. A13

O líder do PP na Câmara, José Janene (PR), já avisou o governo que seu partido não tem mais interesse pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Anteontem, o recado foi enviado para a Casa Civil. "O ministro (Humberto Costa) fez de tudo para isolar, tirar poderes de Luís Carlos Lima. Conseguiu, num desrespeito ao próprio presidente", disse. "Ele que fique agora com o abacaxi e seus cupinchas incompetentes", disparou. "Se o governo quiser, terá de nos fazer outra oferta. Esta secretaria não consideramos mais do PP." Janene afirma que Lima foi o terceiro nome indicado pelo PP, após dois vetos de Costa. Consultor da Unesco e há cinco anos no ministério, Lima diz ter sofrido isolamento desde o início de sua gestão. Seu único contato era com o ex-secretário-executivo Gastão Wagner, outro desafeto de Costa. "Trabalhávamos juntos, apagávamos incêndios toda vez que havia problema de abastecimento. Mas após sua saída a situação piorou", disse. "O ministro tem lá seus homens de confiança. Faz tudo para tirar quem não é da panela. Não nos recebe e deixa clara sua intenção."

Além de ser excluído da câmara técnica do programa de medicamentos estratégicos, ele foi posto de lado nas negociações da comissão tripartite, que reúne governos federal, estaduais e municipais. Segundo relatos, os secretários foram chamados pelo próprio ministro, que disse que após aquela data eles teriam de falar só com quem o gabinete indicasse.

"O ministro é centralizador e não quer que ninguém lhe faça sombra", disse Janene. A opinião é compartilhada por boa parte de deputados da base aliada. "Com essa história dos remédios, o ministro assumiu um grande risco. Mas na verdade deu um tiro no pé. Tenho certeza de que sua imagem, desta vez, será arranhada", disse um colaborador.