Título: Vagas e oportunidades estão surgindo
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2005, Economia, p. B4

O Grupo Pão de Açúcar abriu 1.640 vagas em São Paulo no mês passado, contribuindo para a estatística do Dieese, que contabilizou no período 24 mil contrações no setor comercial da Região Metropolitana. O estudante de administração Douglas Moraes Auad, de 22 anos, é um dos que entrou para a folha de pagamentos do grupo. Auad deixou o emprego de office-boy em uma empresa odontológica porque "não via como crescer profissionalmente, ao contrário do Pão de Açúcar, que oferece muitas oportunidades". O salário para o cargo de operador de reposição de produtos também é melhor, diz ele, que mora sozinho e banca todas as despesas, como aluguel e faculdade.

Ele estuda pela manhã e trabalha das 14h às 22 horas no supermercado na Av. Brigadeiro Luis Antonio. Auad começou a trabalhar aos 14 anos e já passou por várias atividades. "Fui auxiliar administrativo, trabalhei em telemarketing e outras funções", lembra.

Segundo a diretora de Recursos Humanos do Pão de Açúcar, Marília Parada, incluindo outros Estados foram abertas 1.871 vagas em janeiro. "Para o ano prevemos mais 5.500 contratações por causa da abertura de novas lojas." O grupo tem 63.292 funcionários.

Aos 19 anos, Charles Silva Santos Lemos conseguiu o primeiro emprego no mês passado. Ele trabalha em uma das novas franquias da Casa do Pão de Queijo, com 400 lojas e 800 pontos de venda no País. "Atendo clientes, preparo sucos e coloco os pães para assar", conta Lemos, contratado para a unidade do Shopping Raposo Tavares.

Ele mora com os tios (ambos auxiliares de limpeza), dois primos e um irmão menor. "Só meus tios trabalham e, com meu salário, posso ajudar nas despesas", diz Lemos, que concluiu o ensino médio em 2003 e, desde então, procurava um emprego. Em janeiro, a Casa do Pão de Queijo contratou 12 pessoas. O grupo emprega em todo o País 1.800 funcionários.

A fabricante de autopeças Valeo agregou mais 11 funcionários ao seu quadro, que passou para 3.045 pessoas. O presidente da empresa, Alain Kerozuré, explica que a demanda no setor tem sido crescente. O grupo vai inaugurar nova fábrica em Guarulhos no segundo semestre. 0 setor industrial respondeu por 31 mil novos postos na Região Metropolitana.