Título: 'Não podem barrar o processo'
Autor: Vera Rosa, Colaborou: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/02/2005, Nacional, p. A4

O líder do PSDB na Câmara, deputado Alberto Goldman (SP), afirmou ontem que não há nenhuma intenção de seu partido de tentar desestabilizar o governo com pedido de processo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposto crime de responsabilidade. "Não estamos falando em CPI, até porque o fato delituoso, o fato criminoso, não exige investigação", disse Godman. "Não há o que investigar, o crime cometido foi confessado por ele (Lula)." O parlamentar avalia que não existem condições técnicas ou legais para que sua representação seja barrada pela presidência da Câmara. A lei 1079/50 exige apenas que a denúncia contra o chefe do Executivo deva estar acompanhada dos documentos que a comprovem - no caso, os jornais que publicaram o discurso de Lula no palanque de Jaguaré (ES), onde ele admitiu não ter mandado apurar suspeita de corrupção em atos que teriam sido realizados pelo governo anterior.

"Não há nenhuma referência na lei prevendo a possibilidade de o presidente da Câmara não encaminhar e despachar o caso a uma comissão especial eleita", acentua Goldman. "Ele (Severino Cavalcanti) pode apenas cumprir algumas medidas de aspecto formal, mas não pode e não deve entrar no mérito."

Goldman reafirmou que "o crime está explícito na própria declaração do presidente da República". O deputado observou: "Não me lembro de coisa semelhante, o presidente confessando um crime que cometeu. Não vejo como o Severino não daria seqüência à representação, não vejo como ele não leve adiante o caso. Talvez seja esse o primeiro momento, o primeiro teste por meio do qual ele (Severino) vai demonstrar a independência e autonomia do Poder Legislativo que ele cantou tanto em prosa e verso como sendo a razão da sua vitória."

Para o líder do PSDB na Câmara de São Paulo, vereador José Anibal, "o PT e o Lula são autoritários, levianos, intolerantes". Anibal demonstrou irritação com a nota divulgada pelo PT, na qual José Genoino, presidente do partido, sustenta que Lula "não pode ser alvo de tentativas politizadas de processos de investigação". Para José Anibal, "a nota reafirma a arrogância do PT".

"O Lula é muito arrogante, ele não aceita a crítica, reage a ela dessa forma, insinuando irresponsavelmente, cometendo portanto o crime de prevaricação", assinalou Anibal. "O PSDB não tem que recuar diante de tamanha leviandade. O Lula é que se explique."