Título: Reunião vara a madrugada, mas não há avanços em nenhum tema debatido
Autor: Rolf Kuntz
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/12/2005, Economia & Negócios, p. B10

Quatro horas de reunião, encerrada às 3 da manhã de quinta-feira, foram insuficientes para os principais negociadores fazerem avançar a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC). União Européia e Suíça rejeitaram a fixação de um prazo para a extinção dos subsídios à exportação de produtos agrícolas, proposta apoiada pela maioria dos mais de 20 participantes. A idéia foi posta em discussão oficialmente, nessa reunião, pelo diretor-geral da OMC, Pascal Lamy. O acordo sobre o fim daqueles subsídios foi fechado há um ano e meio, em julho de 2004. A fixação de um prazo, agora, permitiria entregar um resultado interessante no final da conferência desta semana, lamentou o chanceler brasileiro Celso Amorim.

Acesso a mercados para produtos industriais foi o segundo tema discutido. Houve reiteração de posições e nenhum avanço. Os ministros do Brasil, da Argentina e da Índia insistiram que qualquer progresso nesse tema deveria depender de avanços no tratamento da questão agrícola.

Também não progrediu o debate sobre a pauta de desenvolvimento, que deve incluir um pacote de medidas para os países menos desenvolvidos. A discussão emperrou quando se tentou definir como os EUA extinguirão as cotas para importações de produtos dos países pobres.

Reuniões desse tipo são conhecidas, no jargão diplomático, pelo nome de green room (sala verde). O nome evoca as discussões fechadas em que os ministros dos países mais poderosos encaminhavam as soluções durante a Rodada Uruguai do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Gatt). Com participação mais ampla e diversificada, as discussões de green room servem para desbastar os assuntos mais complicados e facilitar os acordos.