Título: FITec fecha acordo de pesquisa com americanos
Autor: Renato Cruz
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/12/2005, Economia & Negócios, p. B14

Os 22 consórcios do SBTVD entregaram ao governo na semana passada o resultado de seu trabalho, que deve orientar a escolha da tecnologia a ser adotada no País. O governo pretende anunciar sua decisão até 10 de fevereiro. Com isso, a movimentação dos grupos estrangeiros se intensifica. As alternativas ao sistema brasileiro, que usa padrões internacionais, são o japonês ISDB, o europeu DVB e o americano ATSC. Na semana passada, os americanos fecharam um acordo com a FITec, instituição brasileira de pesquisa, para desenvolver aplicações interativas baseadas no ACAP, middleware do ATSC. O projeto, que será desenvolvido na unidade de Belo Horizonte (MG) da FITec, tem como parceiras as coreanas Aircode e LG e a americana Zenith, que pertence à LG e detém patentes importantes do padrão americano.

"A FITec considera estratégica a atuação no mercado de TV digital, tanto nacional como internacional", afirma Lauro Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios do centro de pesquisas. "Acreditamos que as aplicações resultantes do nosso projeto poderão ser facilmente adaptadas ao futuro sistema brasileiro de TV digital." O projeto tem três meses de duração, com investimento de US$ 500 mil.

"Temos de conter e domar os lobbies dos sistemas internacionais", afirmou na sexta-feira o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Eles competem com o SBTVD. Os japoneses ofereceram gratuidade nos royalties e os europeus, uma linha de crédito de 400 milhões. Os americanos, que haviam prometido financiamento de US$ 150 milhões, podem subir sua aposta semana que vem, quando se reúnem com o governo.