Título: Já no Mercosul, Venezuela veta importação de carne brasileira
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/12/2005, Economia & Negócios, p. B12

Cinco dias após entrar no Mercosul, a Venezuela proibiu ontem a importação de carne do Brasil, por causa dos focos de febre aftosa. A medida afeta bovinos, ovinos, caprinos e suínos. "É dever do Ministério da Agricultura e das Terras ditar medidas que reduzam o risco de entrada e propagação da febre aftosa na Venezuela", afima a resolução, que já foi publicada no Diário Oficial venezuelano. A medida não estabelece prazo para a proibição e que é baseada em um relatório da Organização Mundial de Saúde Animal. Esse organismo internacional recentemente retirou o status de Zona Livre de Aftosa com vacinação de vários Estados brasileiros depois que foram detectados focos da doença no País.

Mais de 50 países já proibiram ou restringiram a importação da carne brasileira.

Segundo o presidente da Confederação Nacional de Agricultores e Criadores de Gado (Confagan) da Venezuela, José Campos, a medida, é "justificada do ponto de vista da saúde animal, preservará o rebanho nacional".

Campos completou: "O Brasil mantinha zonas livres de aftosa, com e sem vacinação, e já aplicou as medidas necessárias para que a doença não se propague para seus países vizinhos."

Ele assegurou que a medida "não afeta a capacidade de abastecimento nacional".

As importações do Brasil atendem apenas 7% do total do consumo de carne na Venezuela, por isso a proibição não tem força para o desabastecimento, segundo o dirigente. Campos informou que o último registro de compra no Brasil foi em julho e de apenas 7.500 toneladas. Segundo ele, "uma quantidade mínima".

Em Brasília, a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura informou que não foi notificada sobre um possível embargo da Venezuela. Na semana passada, o ministério confirmou o 29º foco da doença no rebanho brasileiro, sendo que o último caso foi confirmado no Paraná, que tem um registro no município de São Sebastião da Amoreira. Mato Grosso do Sul registrou os demais 28 casos.