Título: Conselho desiste de ouvir Delúbio e Valério
Autor: Denise Madue¿o
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/12/2005, Nacional, p. A8

Depois de várias tentativas para tomar os depoimentos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério de Souza, apontados como operadores do esquema do mensalão, o Conselho de Ética da Câmara desistiu de ouvi-los nos processos de cassação que está analisando. Os depoimentos dos dois seriam aproveitados nos 11 processos restantes, da lista enviada pelas CPIs dos Correios e do Mensalão. A dispensa das testemunhas foi sugerida pelo deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), relator do processo de cassação do deputado João Magno (PT-MG). "Como ficou claro que eles não estão dispostos a comparecer, vamos dispensar as oitivas", destacou Carneiro.

O conselho tem enfrentado dificuldades para ouvir as testemunhas, já que não tem poder para convocá-las, ao contrário das CPIs. A resistência para depor é também dos deputados acusados e de parlamentares chamados como testemunhas.

Nesta semana, deverão seguir para o Paraná um médico da Câmara e uma funcionária do conselho para notificar o deputado José Janene (PP-PR), que se recupera de um implante de células-tronco no coração. Até agora, nem Janene nem seu advogado foram notificados formalmente sobre o processo por falta de decoro.

Mesmo com essas dificuldades, o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que em janeiro ou fevereiro (dependendo de haver recesso) oito processos estarão prontos para votação.