Título: Para Alckmin, Lula não merece segundo mandato
Autor: José Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/12/2005, Nacional, p. A3

O governador Geraldo Alckmin, que disputa a indicação do PSDB para concorrer à Presidência da República, afirmou ontem em Cubatão que é preciso duas coisas para disputar uma reeleição, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: ¿Um grande governo para justificar a continuidade e um grande sonho para justificar outro mandato de quatro anos. Eu não vejo nele (Lula) nenhuma das duas condições¿. Depois, abrandou o comentário: ¿É preciso avaliar tudo isso no momento adequado, que não é agora. Será no ano que vem¿.

Alckmin esteve em Cubatão para inaugurar as visitas monitoradas à Estrada Velha do Caminho do Mar pela cidade, o que só era permitido a partir de São Bernardo. O grupo de teatro Kaos fez uma encenação e o coroou imperador da Província de São Paulo.

O governador aproveitou para dar outra cutucada em Lula: ¿Tem gente que faz vida pública reclamando que foi muito sacrificado. O que nos realiza na vida pública é trabalhar pelos outros, fazer bem-feito e mais para a população. Política deve ser feita com entusiasmo¿.

Alckmin disse que a campanha começa para valer com o horário eleitoral gratuito, por isso acha que a pesquisa recentemente divulgada, na qual o prefeito José Serra (PSDB) vence Lula no primeiro turno, deve ser vista com cautela. Mesmo assim, achou os resultados positivos para sua pré-candidatura. ¿Imaginávamos começar o horário eleitoral com 8% ou 9% porque nunca participamos de uma eleição nacional. É bom aparecer na pesquisa com 20% da intenção de votos e empate técnico no segundo turno.¿