Título: Trabalhar mais, ganhando menos
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/12/2005, Nacional, p. A6

A Câmara discute duas propostas que obrigam os parlamentares a trabalhar mais por menos dinheiro. Um projeto do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) propõe o fim do pagamento extra nas convocações extraordinárias. A outra proposta é uma emenda constitucional, apresentada há10 anos pelo deputado Nicias Ribeiro (PSDB-PA), que sugere a redução do recesso parlamentar de um mês para 15 dias, no meio do ano, e de dois meses para apenas 30 dias, no fim do ano. A convocação extraordinária que está em curso, por exemplo, custará R$ 95 milhões aos cofres públicos. Os 81 senadores e 513 deputados receberão dois salários (R$ 25,69 mil), além dos vencimentos normais. O dinheiro está assegurado mesmo aos parlamentares que se despediram do trabalho na primeira quinzena de dezembro.

Jungmann lembra que a extinção do pagamento praticamente obrigará as Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas a acabarem com as farras que costumam promover nas convocações extraordinárias. O texto tem apoio de 11 líderes para tramitar em regime de urgência.

A aprovação das duas propostas no plenário funcionará como um teste de força para o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP). No encerramento dos trabalhos deste ano, Aldo pediu o apoio dos parlamentares para aprovar as duas nos primeiros dias da convocação extra. Segundo ele, as medidas serão adotadas ¿com equilíbrio, sem aceitar pressões indevidas¿. Para Aldo, o pagamento extra ¿constrange a imensa maioria da Câmara¿.

Nicias Ribeiro disse que, depois de esperar 10 anos, tem dúvidas se Aldo conseguirá remover as obstruções contra sua emenda. ¿Nunca vi o Congresso com tanta confusão como agora, falta apetite para resolver todos os tipos de questão.¿ Jungmann afirmou ter ouvido de Aldo que não há queixas contra a inclusão da proposta na lista de votações da convocação.

O deputado contou que nenhum líder se negou a apoiá-la. ¿Eu disse para o presidente Aldo: a dificuldade maior de certas matérias é colocá-la sobre a Mesa, mas depois que entra, ainda que tenha caráter amargo e anticorporativo, o andamento é natural.¿