Título: MP volta a questionar laudo sobre perito
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2005, Nacional, p. A7

O promotor de Justiça Maurício Ribeiro Lopes, que investiga a morte do legista Carlos Delmonte, disse ontem que ¿não está conformado¿ com o laudo do Instituto Médico Legal (IML) ¿ que apontou asfixia mecânica como causa da morte. ¿Essa perícia é muito lacunosa, o resultado é insatisfatório¿, declarou o promotor, após reunião com o delegado José Antônio do Nascimento, do Departamento de Homicídios.

A reunião ocorreu no Fórum da Barra Funda. Nenhum legista compareceu. O que mais intriga o promotor é que o laudo sobre a morte de Delmonte ¿ elaborado por 12 legistas, dos quais apenas 3 subscreveram o documento ¿ ¿não afirma com precisão qual a causa da ocorrência, ou seja, o que desencadeou efetivamente a morte dele¿.

A polícia suspeita que o perito cometeu suicídio ¿ depoimentos de pessoas próximas e duas cartas redigidas por ele reforçam essa tese. A família acredita em morte natural.

¿Morte natural está totalmente descartada¿, afirma o promotor de Justiça. ¿E também não estou fechado com nenhuma hipótese, nem mesmo a de suicídio.¿

O laudo entregue à polícia na semana passada indica que ¿excesso de mucosa¿ teria asfixiado Delmonte, mas não revelou a substância que o teria impedido de expelir a secreção.

DILIGÊNCIAS

Os peritos identificaram três substâncias ¿ dormonid (usada para induzir ao sono), propanolol (indicado para reverter taquicardia) e lidocaína (anestésico) ¿, mas nenhuma delas suficiente para impedir que Celso Delmonte expelisse a secreção.

¿A investigação da polícia é que vai somar com a perícia e mostrar o que houve com o dr. Delmonte¿, observou Hideaki Kawata, diretor-geral do IML.

¿Vou insistir em algumas diligências complementares¿, informou Maurício Lopes, o promotor. ¿Fala-se em asfixia, mas o IML não aponta qual a substância que a provocou. Não posso trabalhar dessa forma. Temos necessidade de respostas exatas. Não há pressa.¿ Ele não descartou a possibilidade de pedir colaboração de ¿outros órgãos capazes, eventualmente, de trabalhar nessa perícia¿. O rastreamento telefônico de Delmonte chegou ao Ministério Público, que espera identificar os últimos contatos de Delmonte.

SEGURO

O promotor disse que vai investigar se o perito tinha contratado seguro de vida recentemente. ¿Tenho dever ético e moral de apurar.¿ ¿Estamos começando a cuidar do inventário, mas não há nada de valor significativo referente a seguro de vida¿, disse o advogado Wallace Magri, que trata dos interesses da família. E acrescentou: ¿A família deseja que as investigações sejam as mais amplas possíveis e está permanentemente disposta a contribuir com essa apuração.¿