Título: Oposição iraquiana ameaça lançar campanha de desobediência civil
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2005, Internacional, p. A8

BAGDÁ - Três importantes alianças de oposição iraquianas ameaçaram ontem promover uma onda de protestos e desobediência civil se não forem realizadas novas eleições parlamentares. A oposição alega que houve fraude na votação do dia 15 ¿ vencida, pelo que indicam resultados parciais da apuração, por uma coalizão religiosa xiita que integra o governo, a Aliança Unida Iraquiana. A frente opositora é formada pela Lista Unificada Iraquiana, uma coalizão xiita secular liderada pelo ex-primeiro-ministro Ayad Allawi, e dois grupos árabes sunitas, que haviam boicotado as eleições de janeiro ¿ quando foi eleita a Assembléia provisória que redigiu a nova Constituição. ¿Vamos recorrer a opções pacíficas, incluindo protestos, desobediência civil e boicote do processo político até que nossas exigências sejam atendidas¿, disse Hassan Zaidan al-Lahaibi, representante da sunita Frente Iraquiana para o Diálogo Nacional. ¿Queremos uma nova eleição, sob supervisão internacional, e com as milícias do governo longe do processo.¿

Al-Lahaibi disse que a decisão foi tomada após quatro dias de reuniões entre representantes dos cerca de cem partidos que compõem as alianças. Representantes da oposição se reunirão esta semana com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, para pedir apoio.

A apuração parcial da votação do dia 15 indica que a Aliança Unida ficará com a maioria das 275 cadeiras do Parlamento. Esse grupo xiita e uma coalizão de partidos curdos obtiveram, cada, cerca de um terço dos votos dos iraquianos que vivem no exterior e dos depositados com antecedência por soldados, pacientes de hospitais e prisioneiros. A Aliança Unida, liderada pelo clérigo Abdul-Aziz al-Hakim, negou ter ocorrido fraude e pediu aos iraquianos que aceitem os resultados. A agremiação se disse disposta a formar um governo de união nacional com todas as comunidades.

VIOLÊNCIA

Vinte pessoas morreram ontem em vários atos de violência no Iraque. Num deles, cinco policiais morreram quando rebeldes abriram fogo contra um posto de controle perto de Baquba, ao norte de Bagdá. Mais cinco policiais foram mortos em outros ataques. Em diferentes áreas da capital, quatro carros-bomba e uma moto-bomba deixaram 8 mortos. Um soldado americano também foi morto em Bagdá, num ataque com granadas. Em Najaf, o religioso xiita Fatah Dabhaui, da Aliança Unida, foi assassinado a tiros num táxi.

Ainda ontem, um advogado da equipe de Saddam Hussein disse que um meio-irmão do ex-ditador, Barzan Ibrahim, rejeitou uma proposta dos EUA de um alto cargo no governo iraquiano em troca de depor contra o ex-presidente.