Título: Começa a guerra das promoções
Autor: Vera Dantas e Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2005, Economia & Negócios, p. B4

As liquidações pós-Natal e o movimento de trocas de presentes prometem manter o ritmo de vendas no comércio até o início de janeiro. Entre as grandes redes do varejo é a temporada da guerra das promoções. O Extra Hipermercado e o Extra Eletro abriram ontem com descontos de até 60% em eletrodomésticos, eletroeletrônicos, produtos de informática, vestuário e em artigos de cama, mesa e banho e para o lar, num total de 2 mil itens. A promoção termina no dia 31. Amanhã é a vez do concorrente Carrefour, que em 3 dias estará com ofertas de 40% a 60% também em 2 mil itens, principalmente nas seções de eletroeletrônicos e bazar. As duas maiores redes de hipermercados estarão disputando vendas com a Casas Bahia, que também abriu as portas ontem com descontos de 50%, e a partir de hoje com a Super Casas Bahia. Ela terá descontos de até 70% nos produtos em exposição na megaloja do Anhembi, em São Paulo. O Magazine Luíza está para definir também a data de sua liquidação entre 7 ou 14 de janeiro.

Nos shoppings, a temporada de queima de estoques de verão costuma ser agressiva a partir de fevereiro. Mas já há lojas anunciando descontos e promoções especiais. No Shopping Paulista, por exemplo, na Julian Marcuir, especializada em produtos de couro, os descontos são de até 40%; nas duas lojas Ellus, masculina e feminina, há também ofertas com redução de até 40%, e na perfumaria Oruam a promoção de preços vai até 4 de janeiro.

No comércio virtual, o site de vendas Submarino está com cerca de 4 mil produtos com até 70% de abatimento até 20 de janeiro. A liquidação contempla 22 categorias, entre as quais eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, informática, perfumaria, moda, livros, CDs e DVDs. Quem fizer compras acima de R$ 299 poderá dividir o valor total em até 12 vezes sem juros.

DIA DE TROCAS

No Shopping Center Norte, um dos mais movimentados da cidade de São Paulo, os lojistas já sabiam o que iriam fazer durante toda a segunda-feira: ¿Trocas e mais trocas. Os vendedores já foram preparados para atender bem e tentar agregar um produto a mais ou o valor do item para compensar¿, disse Sérgio Eduardo da Silva, gerente de uma loja de sapatos. Até o meio-dia de ontem, ele conta que num dos dois caixas abertos, o movimento de substituição de produtos até superou o de vendas. ¿Mas na parte da tarde estabilizamos, e 40% dos clientes que entraram na loja vinham para trocar presentes.¿

Ali mesmo, o fisioterapeuta Fábio Feliz Ortuño carregava a filha Danielle nos ombros, preparado para a maratona de trocas: ¿Vim trocar o sapato da minha esposa e da filha, mas o shopping está muito mais cheio do que eu imaginava. Mas é Natal, e faz parte da festa¿, disse ele, que ainda pretendia dar uma olhada nos preços para, talvez, comprar mais.

A consumidora Cristiane Armani foi ao shopping para trocar cinco presentes e também foi surpreendida pelo movimento: ¿Estou pegando muitas filas em todas as lojas e até vou deixar para trocar alguns presentes depois, já que o tempo de espera era muito grande¿, disse. Para ela, a tarde de ontem estava parecida com a véspera de Natal. ¿Está tudo cheio e os preços estão iguais, ainda não tem liquidação.¿

Para Fernando Alves de Oliveira, gerente de uma loja de roupas para jovens, o movimento pós-Natal é bem-vindo: ¿É sempre uma chance para os clientes que ganharam presentes nos conhecerem. A loja fica movimentada, e quem está fora até entra para saber o que está acontecendo. Por isso, apostamos num bom atendimento na troca, pois a pessoa sai com uma boa impressão e volta depois.¿

Para facilitar a troca do presente, Hilma Araújo, técnica do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), disse que é sempre bom ter a nota fiscal em mãos e um documento por escrito da loja, informando as condições de troca. ¿O lojista não é obrigado a fazer troca só porque o cliente não gostou da cor ou do tamanho¿, advertiu. Por isso, é sempre bom checar durante as compras as condições de troca, que pode ter algum prazo ou, no caso da roupa, apenas a troca de numeração. ¿Mas a maior parte dos lojistas oferece a possibilidade, já que é preciso ganhar clientes nesta época do ano¿, disse. Entre os casos de troca garantidos por lei estão falha no produto, atraso na entrega e compras feitas pela internet.