Título: Soltas a 'dra. Germe' e a 'sra. Antraz'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/12/2005, Internacional, p. A11

As duas cientistas estão entre 26 membros do alto escalão de Saddam Hussein libertados ontem após dois anos

Pelo menos 26 ex-funcionários de alto escalão do regime de Saddam Hussein foram libertados ontem, entre os quais duas importantes cientistas que participaram do programa de armas químicas e biológicas do Iraque, informou uma fonte do Poder Judiciário. O coronel Barry Johnson, porta-voz das forças americanas, disse que entre os libertados estão oito pessoas consideradas importantes membros do governo deposto em 2003, mas que não representam nenhuma ameaça à segurança nem foram acusadas de crimes. Mesmo assim, passaram mais de dois anos na prisão. Segundo o advogado Badi Izzat Aref, de Bagdá, entre os libertados estão as cientistas Rihab Taha, especialista em armas biológicas e educada na Grã-Bretanha, que ficou conhecida como "dra. Germe" por sua participação na fabricação de armas biológicas na década de 80, e Huda Salih Mahdi Ammash, uma ex-líder do Partido Baath conhecida como "sra. Antraz".

A lista dos libertados também inclui o ex-chefe de inteligência Ibrahim al-Ani, disse o advogado, sem confirmar, no entanto, se eles já haviam deixado a prisão, no aeroporto de Bagdá. Aref informou que, por razões de segurança, a maioria terá de deixar o Iraque.

O advogado disse que a libertação foi uma decisão conjunta das autoridades americanas e iraquianas. Ele acrescentou que Tarek Aziz, ex- vice-presidente e ex-chanceler, está entre outros detidos cuja libertação está sendo estudada.

A cientista Taha, presa em maio, era descrita pelo Exército dos EUA como ex-diretora do programa de guerra bacteriológica e química. Ela admitiu ter fabricado agentes como o causador do botulismo e o antraz, mas disse que todas as armas biológicas foram destruídas. A cientista Ammash era a única mulher na lista dos procurados. Presa em maio de 2003, ela era o número 39 da lista e o 5 de copas no baralho idealizado pelos EUA para identificar os fugitivos - Saddam era o ás de espadas. Funcionários americanos acreditam que Ammash teve papel-chave na produção de armas biológicas em meados dos anos 90.

Resultados preliminares das eleições parlamentares da semana passada indicam que a Aliança Unida Iraquiana, que reúne grupos árabes xiitas, lidera a apuração. Ela obteve 58% dos votos em Bagdá, a maior das 18 províncias e responsável por 59 das 275 cadeiras do Parlamento.