Título: Uma rodovia vital, mas quase intransitável
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/12/2005, Nacional, p. A4

Principal ligação entre as regiões norte e central de Minas Gerais, a BR-135 virou um tormento para os motoristas. Com trechos esburacados e até sem pavimentação, a estrada simboliza a precária situação da malha federal que corta Minas. A situação é tão ruim que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) determinou o alerta vermelho entre os quilômetros 22 e o 137 da BR-135. Neste momento também estão em vigor oito alertas vermelhos nas rodovias 354 e 265, outras duas estradas federais que cortam Minas. A diferença é que enquanto o governo anuncia verbas emergenciais para a recuperação das BRs 354 e 265, na BR-135 ainda não há nenhuma previsão de investimentos.

Na cidade de Montes Claros, o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Celso Alves Filho, diz que as reclamações dos motoristas que usam a BR-135 são procedentes. "A situação é muito ruim", diz ele.

Na visita que fez à cidade na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou os governadores. Disse que não cumpriram o acordo de estadualização de 14,5 mil quilômetros de estradas, firmado em 2002, e reclamou da falta de investimentos estaduais. Foi contestado pelos governadores, que disseram estar impedidos pelo veto de Lula à MP 82.

Um dos piores trechos da BR-135 é o que liga as cidades de Montalvânia e Itacarambi. Ali não existe sequer pavimentação. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Norte de Minas, Antônio Henrique Sapori, a precariedade da estrada provoca uma elevação de até 40% no custo do transporte.