Título: Plano tapa-buraco pega técnicos de surpresa
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/12/2005, Nacional, p. A4

A decisão do Planalto de recuperar emergencialmente estradas pegou de surpresa os técnicos do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura (DNIT), que até ontem não tinham definido as obras de emergência nos 10 mil quilômetros de rodovias federais que foram transferidas aos Estados por conta da Medida Provisória 82, de 2002. Técnicos federais montaram às pressas, na noite de terça-feira, uma força-tarefa para definir as áreas por onde deve começar a operação tapa-buraco. Ontem, o Diário Oficial da União publicou a Medida Provisória 273, que abre crédito extraordinário de R$ 475,4 milhões para o Ministério dos Transportes. A MP foi antecipada na terça-feira pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

Fontes ligadas ao setor informaram que o Ministério dos Transportes achou inconveniente o anúncio de Bernardo de que o presidente Lula estava exigindo a apresentação de um plano já para amanhã, para que as obras nos trechos mais problemáticos dessas rodovias pudessem começar no mês que vem. Tanto é que logo depois do anúncio de Bernardo houve seguidas reuniões entre técnicos do DNIT e dos Transportes.

A expectativa é de que a própria Presidência anuncie as rodovias a serem contempladas. A idéia do governo, segundo informou Paulo Bernardo, é fazer uma operação tapa-buraco nos 10 mil quilômetros mais críticos, entre os 14 mil quilômetros de rodovias que foram transferidos a 16 Estados em 2002.

Minas terá a maior parte das verbas, por ser o Estado que recebeu a maior extensão de rodovias na MP 82 - cerca de 6 mil quilômetros. Alguns trechos são fortes candidatos a entrar no plano de emergência, como o da BR-354 entre Campos Altos e Caxambu, e o da BR-265 entre Lavras e São João Del Rey.