Título: Acesso ao prédio do INSS, só em 15 dias
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/12/2005, Nacional, p. A6

Os documentos que resistiram ao incêndio que atingiu anteontem o prédio do Instituto Nacional de Seguro Social não poderão ser retirados do local por, pelo menos, 15 dias. É este o prazo estimado pela Defesa Civil do Distrito Federal para que o INSS contrate uma empresa para verificar a segurança do prédio e realize obras para escorar pontos sensíveis da estrutura. "Somente então funcionários poderão entrar e retirar o material que sobrou", afirmou o subsecretário da Defesa Civil, Nilo de Abreu. O incêndio destruiu 7 dos 10 andares do prédio. O fogo atingiu os departamentos de orçamento, finanças, logística e a Secretaria de Receita Previdenciária. No local, havia registros de auto de infrações lavrados contra empresas e entidades filantrópicas em dívida com o INSS. São as chamadas dívidas administrativas - cujo valor é confidencial -,que ainda não foram levadas para a Justiça.

Até ontem, o INSS não sabia quanto do material havia sido destruído pelo fogo. Parte dos documentos já está informatizada. Há autos, no entanto, cujos registros estavam apenas em papel. O INSS informou que somente na próxima semana terá condições de verificar quantos processos foram danificados.

Ontem, integrantes do Corpo de Bombeiros retiraram material para perícia. O laudo deverá ser divulgado em 15 dias. Extra-oficialmente, peritos descartaram a hipótese de o incêndio ser criminoso. Para eles, o problema foi provocado por um curto-circuito. A Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, porém, afirmou não haver, até o momento, provas suficientes para tal conclusão.

A tenente Ester dos Santos disse que o prédio apresentava uma estrutura antiincêndio com várias falhas, o que dificultou a ação dos bombeiros.

Por causa da fumaça e do risco de queda de escombros, o prédio da Junta Comercial do Distrito Federal, que fica ao lado do INSS, também permanece interditado até o dia 2.

Os setores que funcionavam no edifício incendiado estão sendo realocados para salas vazias de outros prédios.