Título: Na antevéspera de réveillon, um velório
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2005, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia estiveram, na tarde de ontem durante cerca de 20 minutos, no velório do ex-motorista e compadre deles Antônio Jorge Ferreira da Costa, de 54 anos. Costa morreu de insuficiência respiratória após ser submetido a um tratamento de quatro meses contra câncer no estômago. Ao chegar ao cemitério do Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília, onde o corpo do motorista foi velado, Lula cumprimentou a viúva Rose e abraçou o afilhado e filho mais velho de Antonio, Nicolas, 14 anos. "Agora você é o homem da casa", disse o presidente ao garoto.

Antônio, que já estava aposentado, trabalhou na liderança do PT, onde conheceu Lula. Ele foi motorista do presidente na época em que Lula era deputado federal (1987 a 1991) e também o líder da bancada petista na Câmara e na Assembléia Nacional Constituinte. O motorista teve, nos últimos meses, a assistência de um médico da Presidência da República, segundo relatou um parente dele.

Além de Nicolas, Antônio deixou a filha Natália. O enterro do motorista estava marcado para ser hoje de manhã.

Para comparecer ao velório, o presidente Lula teve de cancelar audiências com o ministro da Controladoria-Geral da União, Waldir Pires, e com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chináglia (PT-SP).

Após o velório, o presidente seguiu para a residência oficial da Granja do Torto.