Título: Oposição cobra: `Quem é o dono da faca?¿
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2005, Nacional, p. A4

Parte da oposição considerou insuficientes e comprometedoras as explicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que foi vítima de ¿uma facada¿, que lhe teria sido dada por correligionários que se meteram no escândalo do mensalão. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) afirmou que o presidente está devendo o nome do autor dessa ¿facada nas costas¿, como definiu o presidente na entrevista gravada ontem à tarde para o programa Fantástico, da Rede Globo. ¿O presidente tem, em primeiro lugar, de explicar quem é o dono da faca. Em segundo lugar, deve explicar o que fez contra o dono da faca¿, afirmou Heráclito. Lula definiu como uma ¿facada nas minhas costas¿ o escândalo do mensalão. Na entrevista, o presidente evitou acusar o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pelo esquema de pagamentos a deputados da base aliada em troca de apoio ao governo.

¿Não interessa se foi A, B ou C¿, disse Lula ao ser questionado pelo jornalista Pedro Bial sobre quem o teria traído nesse episódio. Para Heráclito, o fato de o presidente reconhecer que foi traído é positivo, mas insuficiente.

Outro crítico das declarações do presidente sobre a existência do mensalão foi o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), relator da CPI dos Correios, que começou a desvendar o esquema de tráfico de influência, corrupção e pagamentos feitos pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza a parlamentares da base aliada.

Segundo Serraglio, é preciso fazer primeiro uma avaliação do contexto da entrevista de Lula, para saber se o presidente voltou a negar o óbvio.

A Secretaria da Presidência da República, por sua vez, negou que o presidente Lula tenha reconhecido a prática do mensalão na entrevista. O presidente, segundo a Secretaria, se referia às denúncias de caixa 2 envolvendo o PT quando falou em ¿facada nas costas¿.