Título: Lista paralela de liberação de verba irrita Wagner
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2005, Nacional, p. A6

A articulação política do Palácio do Planalto amarga nova crise que dificulta a aprovação da proposta de orçamento para 2006. Segundo importante negociador da Presidência, o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, está ¿uma fera¿ porque alguns ministros ignoram acertos com aliados e opositores. O assessor parlamentar do ministério das Relações Institucionais, Marcos Lima, disse que não suporta ¿as trombadas¿ dentro do próprio governo: ele e Wagner fecharam lista de parlamentares cujas verbas previstas nas emendas ao orçamento deverão ser liberadas com urgência, mas alguns ministros preferiram a própria relação de beneficiários.

A revolta maior é contra a ¿lista paralela¿ do ministro das Cidades, Márcio Fortes, indicado pelo PP. Ontem a irritação de aliados era tamanha que alguns senadores abusaram do uso do calão.

¿Esse governo é uma esculhambação. Pegaram os R$ 12 milhões da minha emenda¿, bradou o senador José Maranhão (PMDB-PB) ao colega Fernando Bezerra (PTB-RN), no cafezinho do Senado. ¿Pois fizeram o mesmo comigo, que sou líder do governo, em um ministério do PMDB, e ficou por isso mesmo¿, devolveu Bezerra constrangido.