Título: Convocação não resolve orçamento
Autor: Denise Madueño
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2005, Nacional, p. A6

Apesar do regime de convocação extraordinária, a Comissão Mista de Orçamento entrou em recesso branco e só voltará a trabalhar em 17 de janeiro. Ontem, a comissão encerrou os trabalhos do ano depois de aprovar apenas o primeiro dos dez relatórios setoriais, que antecedem ao relatório geral, em reunião que durou quase três horas na qual a oposição fez obstrução e monopolizou parte da sessão reivindicando uma escada Magirus de combate a incêndio para Teresina (PI). ¿Está claríssimo que este orçamento não estará votado antes de março¿, constatou o líder do governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB-RN).

O relator do orçamento, deputado Carlito Merss (PT-SC), responsabilizou a oposição pelo atraso na conclusão do orçamento. Segundo ele, muitos relatores setoriais resolveram usar mais tempo para concluir seus pareceres quando ficou decidido que haveria convocação extraordinária e, ao contrário do que acontece usualmente, o orçamento não será votado na véspera do ano-novo.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) foi responsável por parte da lentidão, pois cobrou verba de R$ 8 milhões para a compra da escada Magirus para a Brigada Antiincêndio de Teresina. ¿Se essa providência não for tomada, vamos fazer obstrução hoje, amanhã e sempre¿, discursou. ¿Não é justo que se coloque uma questão dessa para não votar parte do orçamento¿, reclamou Merss.

¿Não podemos a toda hora ser chantageados por um Estado, por um parlamentar só¿, disse o deputado Gilmar Machado (PT-MG). Ele explicou que os recursos seriam destinados pelo Fundo Nacional de Segurança, que se reunirá em janeiro. Heráclito se acalmou quando recebeu telefonema do secretário-executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo de Azevedo Bringel, afirmando que o dinheiro para Teresina está assegurado.

O senador também protagonizou um bate-boca com o relator setorial da Agricultura, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que demonstrou impaciência com a demora na votação de parte de seu parecer.

¿Que coisa feia! Te conheci mais democrático¿, disse Heráclito a Jucá. ¿Paciência tem limite. O Sr. está fazendo o papel da oposição¿, retrucou Jucá. ¿Esse gosto de oposição, V. Exa. nunca teve. O Sr. não pode dizer isso porque nunca foi oposição?¿, ironizou o pefelista.

¿Fui oposição no final do ano passado. V. Exa. não tem autoridade moral para me dar lição¿, afirmou Jucá. ¿Sobre autoridade moral, discuto com V. Exa. em qualquer um dos cantos", disse Heráclito, quando o presidente da comissão, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), desligou o microfone.

Para acalmar a oposição, que se queixava que Jucá atendeu mais as emendas da comissão do que as das bancadas, o relator fez algumas alterações no relatório, que resultaram em mais R$ 3 milhões para cada emenda de bancada.