Título: Comércio lança projeto 'De Olho no Imposto'
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/12/2005, Economia & Negócios, p. B1

Mais de cem mil balões pintaram o céu de São Paulo ontem com as cores da bandeira nacional. Ao som da canção Aquarela do Brasil, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) comemorou o final deste ano e aproveitou para anunciar o projeto "De Olho no Imposto", que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a quantidade de tributos pagos no País. A festa, que já entra na 14ª edição, contou com a presença do vice-prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (PFL), e do vice-governador do Estado, Cláudio Lembo, além do presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos. Os balões foram soltos no Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, no formato da bandeira brasileira, e o evento reuniu centenas de pessoas. Na abertura, por volta das 12h30, houve também uma queima de fogos.

Antes, no entanto, Afif convocou os presentes para uma batalha contra a elevada carga tributária no País, em torno de 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Afif anunciou o projeto "De Olho no Imposto", que a partir de janeiro de 2006 percorrerá as principais cidades do Estado de São Paulo, além do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo é coletar 1,2 milhão de assinaturas para regulamentar o parágrafo 5º do artigo 150 da Constituição Federal.

Com isso, a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos sobre os impostos que incidem nas mercadorias e serviços contratados. "Precisamos conscientizar a população, pois cerca de 80% dos brasileiros não têm noção do quanto pagam de impostos", afirma ele. O abaixo-assinado será entregue em Brasília em abril.

Afif fez questão de mostrar aos presentes no Pátio do Colégio o impostômetro, que marcava R$ 726 bilhões de arrecadação do governo neste ano. "Esse é um dinheiro que sai da sociedade para o poder. Seria ótimo se retornasse para a população em forma de educação, saúde e segurança." Para o executivo, um povo consciente vai fazer com que o Brasil melhore.

O vice-governador de São Paulo também criticou a política do governo federal, mas elogiou a postura do Estado. Segundo ele, São Paulo tem conseguido reduzir a carga tributária e, ao mesmo tempo, elevar a arrecadação. Uma medida que deveria ser adotada também pelo governo federal, afirmou. "A situação dos impostos no Brasil é dramática. O montante pago de tributos corresponde a dias e dias de trabalho."

No fim da comemoração, Guilherme alertou a população para ficar de olho nas medidas adotadas pelo governo neste fim de ano para evitar que um novo pacote de maldades seja aprovado, como ocorreu em 2004 com a MP 232.