Título: Para presidente, 2006 será 'o ano do povo brasileiro'
Autor: Nicola Pamplona
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/01/2006, Nacional, p. A4

Nos vários momentos da entrevista em que se falou de economia, o presidente Lula distribuiu altas doses de otimismo. Retomando o entusiasmo de 2003, quando acenou com "espetáculo do crescimento" - que, ao final, não se verificou -, garantiu que 2006 vai ser "o ano do povo brasileiro". "A economia brasileira vai crescer, nós vamos melhorar a distribuição de renda e o Brasil vai ser muito melhor em 2006 do que foi em 2005, do que foi em 2004, do que foi em 2003." Depois afirmou que "a gente não precisa mais discutir estabilidade porque ela está consagrada". Adiante enfatizou: "A única coisa que eu tenho certeza de dizer ao povo brasileiro é que 2006 será o ano. Será o ano do povo brasileiro, porque está tudo engatilhado, tudo preparado, tudo armado para que o Brasil tenha um forte crescimento, forte distribuição de renda, muito emprego e quem sabe a gente construir junto o Brasil que sonhamos há muito construir."

"Estou seguro", prosseguiu o presidente, "de que o que estamos fazendo para economia é um bem incomensurável para os meus filhos, para os meus netos, para os teus filhos, para os teus netos. E o que que eu quero? O que eu quero é que eles colham um país sólido."

O debate a respeito de inflação, em seu entender, já não é tão necessário. "Não precisamos mais ficar discutindo inflação porque provamos que temos coragem de controlá-la. E fazemos o que for necessário para controlar. Sabe por quê? Porque controlar a inflação significa mais comida na mesa do trabalhador e mais salário no bolso de quem vive de salário neste país. E nós sabemos que fazendo isso a gente vai passar para o Brasil e para o mundo inteiro a confiança necessária para que o Brasil continue crescendo."

Lula acredita que o Brasil está prestes a ter "um ciclo de desenvolvimento duradouro, de dez ou 15 anos", para que se possa tirá-lo "do eterno lugar de país emergente" e colocá-lo no rol dos desenvolvidos.

"Estamos criando todos os instrumentos para isso", garantiu. E acrescentou: "Já foi bom em 2004? Foi bom. Há muito tempo que não se via o Brasil crescer como cresceu. Em 2005, tivemos problema porque a inflação voltou, mas posso dizer que no quarto trimestre a economia já está crescendo e ela vai começar crescendo fortemente e nós vamos ter um ano de crescimento acima da média nacional."