Título: Comissão quer acabar trabalhos em fevereiro
Autor: Diego Escosteguy
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/01/2006, Nacional, p. A5

Os integrantes da CPI dos Correios pretendem, depois do recesso branco autoconcedido, trabalhar a todo vapor durante a convocação extraordinária do Congresso. Estão agendados até o fim deste mês cerca de duas dezenas de depoimentos, e o relator da Comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), admite apresentar o texto final com as conclusões das investigações da CPI até meados de fevereiro. A CPI está prevista para acabar em abril, mas integrantes da cúpula da comissão estudam antecipar a apresentação do relatório final para fevereiro. Temem que o clima antecipado da disputa eleitoral de outubro acabe prejudicando a votação do relatório da CPI. "Os ânimos se acirram cada vez que fica mais próximo o período eleitoral. Em função das disputas, corre-se o risco de inviabilizar a votação do relatório final", observou o sub-relator de movimentação financeira da CPI, Gustavo Fruet (PSDB-PR).

A maratona de depoimentos na CPI dos Correios começa amanhã. O sub-relator de contratos, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), ouvirá Reginaldo Reges Menezes Fernandes e Éder Jouber Ribeiro Cabo Verde, funcionários da Skymaster - empresa de transporte de cargas aéreas acusada de superfaturar contratos realizados com os Correios. Também vão depor Carlos Alberto Taveira Cortez, sócio-administrador da empresa Cortez Câmbio e Turismo Ltda., e o segurança Francisco Marques Carioca, que sacou mais de R$ 1 milhão das contas da Skymaster numa agência bancária em Manaus.

Na terça-feira da semana que vem, os integrantes da Comissão ouvem os depoimentos de Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), e de Sérgio Darcy da Silva Alves, titular da Diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro (Dinor) do Banco Central (BC). Também estão agendados para o dia seguinte, quarta-feira, os depoimentos de Pedro Evandro Ferreira e Magda das Chagas Pereira, representantes do fundo de pensão dos funcionários da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Na quinta-feira, dia 12, a CPI ouve o depoimento de mais dois funcionários da Prece: Pedro José Mercador Mendes e Ricardo Afonso das Neves Leitão.

A agenda da comissão prevê o depoimento de 19 pessoas entre os dias 17 e 26 de janeiro. Entre os depoentes e convidados estarão o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; representantes da Núcleos, fundo de pensão da Eletronuclear; e de corretoras como a Euro Distribuidora de Títulos Imobiliários S.A., a Quantia Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda e da empresa Laeta.