Título: Grupo de Sarney sofre nova derrota no Maranhão
Autor: Ernesto Batista
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2005, Nacional, p. A11

Projeto permite ao governador José Reinaldo se ausentar por 15 dias sem ser substituído pelo vice, do grupo rival

Os deputados estaduais do Maranhão acirraram ontem a queda-de-braço que vem sendo travada entre o governador José Reinaldo Tavares (PSB-MA) e o grupo político liderado pelo senador e ex-presidente José Sarney (PMDB-AC). Na última sessão do ano, os deputados da Assembléia Legislativa maranhense aprovaram um projeto de emenda constitucional que permite ao governador se ausentar do Estado por 15 dias, sem ser substituído pelo vice. O objetivo é deixar longe do poder o vice-governador, Jura Filho - que faz parte do grupo político de Sarney. A proposta de emenda constitucional foi enviada para a Assembléia pelo governo estadual, motivada por decisões tomadas por Jura Filho nas ocasiões em que substituiu José Reinaldo.

Entre outras decisões, Jura Filho publicou decreto aumentando o salário do funcionalismo, o que levaria a déficit de R$ 150 milhões nas contas do governo. A aprovação da proposta, ontem, foi a quarta derrota deste ano do grupo de Sarney na Assembléia Legislativa.

MEMORIAL

Até então, o último impasse na briga dos dois grupos políticos tinha ocorrido em 17 de novembro, quando os deputados maranhenses aprovaram o projeto de lei 068/05, que revertia a doação do Convento das Mercês - prédio histórico tombado, de 6 mil metros quadrados - e seu acervo, que inclui mais de 150 mil documentos e obras raras, para a Fundação José Sarney.

Na votação, nominal, 28 deputados votaram pela aprovação do projeto de lei. Apenas 11 votaram contra e 3 não compareceram à sessão.

O convento é um dos 1.400 prédios de estilo colonial tombados no centro histórico de São Luís. Faz parte do acervo arquitetônico considerado pela Unesco patrimônio da humanidade.

Sarney pretendia transformar o monumento histórico - que abriga as fundações da Capela de Nossa Senhora das Mercês, onde o padre Antônio Vieira proferiu, no século 18, o Sermão aos Peixes, uma de suas obras mais famosas - em memorial.

No final dos anos 80, antes de ser repassado à Fundação da Memória Republicana, hoje Fundação José Sarney, o prédio havia sido reformado pelo governo do Estado, que gastou cerca de US$ 9,5 milhões na obra.