Título: Ministério rebate críticas e fala do Fundeb
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/01/2006, Vida&, p. A10

"O ProUni é a única coisa que o MEC tem para mostrar" O secretário-executivo do MEC, Jairo Jorge, rebateu as críticas de Maria Helena Guimarães de Castro dizendo que "o governo está muito atento à questão da qualidade do ensino médio". Prova disso, segundo ele, é o Fundo de Manutenção do Ensino Básico (Fundeb). Se aprovado no Congresso, terá R$ 4 bilhões de investimentos da União. Ele também citou programas de capacitação de professores e R$ 400 milhões que foram destinados ao ensino médio no fim de 2005, no que se chamou de Fundebinho.

"A diferença entre PT e PSDB é a visão foquista. Eles contrapõem ensino básico e superior", disse, fazendo a mesma crítica de Maria Helena ao partido adversário. Jorge, no entanto, afirmou que "não se deveria ideologizar o debate" e que tanto a gestão Paulo Renato Souza quanto a atual têm méritos e erros.

Com relação à queda no número de alunos do ensino médio, ele contou que o MEC ainda estuda a razão da mudança. "Mas talvez os jovens não estivessem vendo um atrativo no ensino médio", sugeriu, lembrando que só recentemente o governo voltou a permitir que o ensino médio fosse cursado conjuntamente ao ensino profissional.

Jorge também afirmou que o atual sistema de avaliação do ensino superior só aperfeiçoou o Provão. E se disse feliz com os elogios ao ProUni. "Ele tem uma força tão grande que é quase unanimidade."