Título: Entre 15 países, o pior resultado
Autor: Ricardo Brandt
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/12/2005, Nacional, p. A5

Pesquisa mostra que confiança no governo desabou

O Brasil foi o país que teve a maior queda na confiança do público em seu governo nos últimos dois anos, segundo pesquisa feita em 20 países pela empresa Gl obeScan, e divulgada ontem pelo Fórum Econômico Mundial. Em janeiro de 2004, a confiança dos brasileiros no governo atingia 8 pontos positivos, mas esse índice despencou para 56 pontos negativos, queda de 64 pontos. A queda de confiança da população, de modo geral, lembra os meses que se seguiram ao atentado contra as torres gêmeas de Nova York, a 11 de setembro de 2001. Atrás do Brasil vêm Coréia do Sul e México, com 50 pontos negativos.

O destaque positivo é da Rússia, onde o prestígio do governo vem crescendo regularmente nos últimos três anos. Canadá (-45), Espanha (-45), Argentina (-31) e Estados Unidos (-26) também aparecem com destaque.

Apenas em 4 países há mais cidadãos que confiam em seu governo do que não confiam. Italianos, indonésios e franceses mantêm nível de confiança próximo ao de há dois anos. A China, incluída no levantamento este ano, registra expressiva confiança, 65 pontos positivos.

Feito entre junho e agosto, o trabalho da GlobeScan ouviu 20.791 pessoas e apresenta uma lista de 15 dos 20 países onde foi possível obter dados a respeito do assunto.

A pesquisa constatou também o declínio da confiança do público em outras instituições. Nas multinacionais, caiu de 21 pontos negativos para 30. A confiança na ONU declinou de 8 pontos positivos para 9 negativos, e nas organizações não-governamentais, de 30 para 4 pontos positivos.